Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1602-1869 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-116-05
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Autos de contas da capela de Gaspar Gonçalves Ferreira com vários documentos referentes à tomada de contas datados entre 1602 e 1869.
Não é conhecido o documento de instituição.
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: Não consta do processo, mas será ant. a 1584, data de compra da fazenda obrigada à capela.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas. Uma informação do encarregado do cartório das capelas, datada de 1842-02-11 (f. 125), refere que esta e outras capelas do comendador João José de Bettencourt e Freitas, foram reduzidas à pensão anual de uma missa rezada e um responso.
BENS VINCULADOS: serrado da Palmeira que Zenóbio Acciaioly comprou em 1584. Uma declaração de Roque Ferreira Drumond, escrivão da Provedoria (fl. 7 v.9), datada de 1614, refere que num livro de D. Maria de Vasconcelos, das contas das capelas de seu falecido marido Zenóbio Acciaioly, constava mandar dizer duas missas anuais do serrado da Palmeira que comprara em 1584, sendo uma missa por seu bisavô Gaspar Gonçalves e outra por sua bisavó Catarina Anes Drumond. Esta informação é retomada numa outra informação do procurador do Resíduo, datada de maio 1634 (f. 11 v.9), onde se alude à falta do testamento e à pouca clareza destes autos.
ADMINISTRADOR EM 1602: citado Francisco Acciaioly, trisneto dos instituidores e filho de D. Maria de Vasconcelos e de Zenóbio Acciaioly. De seguida, sua mãe Maria de Vasconcelos informa que a sua filha D. Isabel é que é a administradora.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João José de Bettencourt e Freitas.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.07.25; 2023.04.06; 2024.10.17
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML); FB (AML)