Item 001 - Account of the administration

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Reference code

VINC006085 FBIB EA/001

Title

Account of the administration

Date(s)

  • 1651 - 1826 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-143-07

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Creator/ accumulator

(flor.1651)

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Scope and content

Autos de contas da capela de Francisco de Barros, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1651 e 1826.

Não é conhecido o documento de instituição.

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: não consta dos autos.
ENCARGOS (ANUAIS): oito missas pagas a 60 réis.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: uma resposta do procurador do Resíduo, s.d. (f. 28 v.º-29), informa que, em observância da Lei de 9 de setembro de 1769, título 19(?), se deveria reduzir o encargo à décima parte. O consequente despacho do juiz do Resíduo, datado de 1774-11-15, diz «Aprezentando-se provisão do tribunal comp.te(?) se reduzirão as pensoins a decima p.te e por agr.ª se continue na conta nos tr.os praticáveis». Em 1817, breve de componenda de legados pios (f. 37-42 v.º).
BENS VINCULADOS: foro de cinco mil e quatrocentos reis anuais imposto em fazenda no Barreiro, pago em dia de São Martinho, que o instituidor deixara a uma filha de Pêro Barreto.
ADMINISTRADOR EM 1651: Inês Barreto, depois Manuel de Figueiró, por comprar o dito foro (informação na f. 1A e 2).
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João Agostinho Figueiroa Albuquerque e Freitas.
Outros documentos:
F. 26 v.º-27 – Certidão extraída do Tombo 9.º, f. 268 v.º, da Provedoria dos Resíduos e Capelas, de um item constante da sentença de formação das capelas de Francisco de Figueiroa, governador de Cabo Verde, e de seu irmão Manuel de Figueiroa, moradores na Calheta; este item refere ter sido dado a inventário 5400 réis de foro fechado de que era cabeça António Rodrigues Paulos, imposto na fazenda do Barreiro, pago em dia de São Martinho, com pensão da capela dos Barros, de oito missas pagas a 60 réis.

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  • Portuguese

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Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0026/00010

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Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2023.01.18; 2024.10.21

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (AML); FB (AML)

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