Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1643-1870 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-114-03
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Autos de contas da capela de Mendo de Ornelas, com vários documentos referentes à tomada de contas datados entre 1643 e 1870.
Não é conhecido o documento de instituição.
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: o instrumento de instituição do vínculo não consta dos autos.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa cantada no altar de Santo António da Sé do Funchal.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 51 a 91 v.º), reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal. Em 1802-07-22 (f. 32-36) o administrador Agostinho de Ornelas de Vasconcelos obtém da Santa Sé um breve de composição de missas em atraso.
BENS VINCULADOS: não consta do processo.
PRIMEIROS ADMINISTRADORES CITADOS: em 1643, D. Beatriz Mariz; em 1646 é administrador António Lopes Maciel, arrendatário da fazenda do morgado do Caniço.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Agostinho de Ornelas e Vasconcelos.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 32-36 - Instrumento de composição de missas em atraso obtido 1802 pelo administrador Agostinho de Ornelas e Vasconcelos.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.06.22; 2023.04.06; 2024.10.16
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML); FB (AML)