Item 001 - Account of the administration

Identity area

Reference code

VINC005366 CM EA/001

Title

Account of the administration

Date(s)

  • 1646-1870 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-115-01

Context area

Creator/ accumulator

(flor.1646)

Biographical history

See related AD

Entail/ Vínculo

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Autos de contas da capela de Constança de Mendonça, com vários documentos referentes à tomada de contas datados entre 1646 e 1870.

Não é conhecido o documento de instituição.

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: o título de instituição do vínculo não consta dos autos. Um despacho do juiz do Resíduos e Capelas, datado de dezembro de 1775 (f. 12), ordena a notificação do atual administrador para mostrar a instituição da capela. Em resposta, no termo, datado de 1776-05-04 (f. 13), o administrador Francisco Xavier de Ornelas e Vasconcelos declara não possuir o documento de instituição, nem tão pouco tem notícia de quais os seus bens.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa rezada na capela de Santo António da Sé do Funchal.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: contém documentos respeitantes à redução de encargos pios não cumpridos: fl. 17-21, e 29-33 - Breve de composição de missas obtidos em 1796 e 1802 por Agostinho de Ornelas e Vasconcelos (o último com o original em latim e tradução). A sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 47 a 88), reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal.
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS EM 1646-11-16, data do primeiro auto de contas: António Lopes Maciel, como arrendatário da fazenda do morgado Aires de Ornelas e Vasconcelos, sita no Caniço.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR : Agostinho de Ornelas de Vasconcelos.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0007/00005

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2022.06.22; 2023.04.17; 2024.10.16

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (MBM); FB (AML); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places