Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1690-07-29 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-143-06
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: escritura de casamento e dote (f. 9-10) dos seus bens (exceto de um terço, que disporia por sua morte), feita em 1690-07-29, por D. Ana César ao sobrinho e futuro marido Filipe da Câmara Leme; aprovada pelo tabelião de notas do Funchal, António Lopes Rocha. Testamento aprovado em 1696-05-13, na Ponta do Sol, pelo tabelião António Fernandes Jardim; aberto em 1700-04-17.
ENCARGOS (ANUAIS): nove missas do parto (encargo estabelecido na escritura de dote). Algumas quitações referem a obrigatoriedade das missas serem celebradas na ermida de Nossa Senhora dos Milagres, mas tal não consta da aludida escritura. Em 1817 breve de componenda de legados pios (f. 47-52 v.º).
BENS VINCULADOS: todos os seus bens, exceto a sua terça, que disporia livremente, conforme consta da escritura de dote (f. 9).
SUCESSÃO: o futuro marido, seu herdeiro universal. Ainda que este falecesse antes dela doadora, «poderá também fazer e dispor dos ditos bens que ela doadora lhe dota» (f. 9).
OUTROS VÍNCULOS (no testamento): deixa à sobrinha Antónia, filha de seu irmão Henrique Moniz César, a fazenda da Vargem que tem a pensão de duas missas por ano, bem como a fazenda do Rabazil; à Confraria do Santíssimo Sacramento deixa 40.000 réis para renderem a juro, para azeite da lâmpada e uma missa anual.
ADMINISTRADOR EM 1700 (data das primeiras quitações): o marido.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João Agostinho Figueiroa Albuquerque e Freitas.
Outras informações do testamento (f. 1 a 8): sem herdeiros forçosos do segundo casamento.
ENTERRAMENTO: capela do Santíssimo Sacramento da igreja paroquial da Ponta do Sol.
LITERACIA: sabe ler e escrever, contudo roga ao beneficiado Manuel da Silva Pereira, cura da igreja de São Pedro do Funchal, que redigisse o testamento e com ela assinasse.
ESCRAVOS: deixa à sobrinha Isabel, filha de Henrique Moniz César, a mulata Quitéria, com a condição de nunca ser vendida e de ser tratada com amor.
OUTRAS PROPRIEDADES: fazendas na Fajã de Nossa Senhora dos Anjos, que deixa ao marido.
LEGADOS: à moça Catarina Coelho deixa um vestido de baeta preta; à ama Joana Rodrigues recomenda que se paguem os anos do seu serviço; um frontal de damasco para a [… dos Milagres, que manda buscar a Lisboa.
TESTEMUNHAS: Manuel Rodrigues da Amoreira; Manuel […], morador na Lombada dos Esmeraldos; Gaspar Pimenta; Martinho Gonçalves; Manuel Rodrigues da Fonte de […]; Domingos de Abreu, moço de casa.
QUITAÇÕES DE PAGAMENTOS de missas e tomadas de contas (1700-1798) (fl. 10ss)
BREVE DE COMPONENDA (1817) (sem foliação indicada).
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Document inserted in an account of the administration, 1707-1826, in PT-ABM-JRC-143-06.
Note
Nota ao elemento "Scope and content": a instituidora fundou outro vínculo no mesmo auto de contas ABM-JRC-143-06 (VINC006909).
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.01.18; 2024.10.14
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)