Showing 2 results

Archival description
João Machado de Miranda entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1611-08-12, na sua quinta junto à igreja de Nossa Senhora das Neves, Freguesia de São Gonçalo, pelo tabelião Jorge de Alvarenga; aberto em 1611-09-01, na presença do juiz ordinário Francisco Acciaioly de Vasconcelos.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: doente, embora sentado.
ENCARGOS PERPÉTUOS (anuais): uma missa rezada em dia de São João, celebrada na ermida das Neves.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a informação do procurador do Resíduo (f. 27 v.º), esclarece que esta capela foi reduzida, pela componenda de 1814-03-20, e anexa à capelania de Nossa Senhora das Neves, com a obrigação de vinte missas por este e outros instituidores. Em 1819-01-28 (f. 29-35), o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: nomeia a mulher D. Francisca, depois herdariam os sucessores do morgadio das Neves.
BENS VINCULADOS: vincula a terça dos seus bens de raiz, dívidas, dinheiro e encomendas que tivesse fora da ilha, benfeitorias, determinando que, após o falecimento da mulher, esta terça se anexasse ao morgadio de Nossa Senhora das Neves, que herdara de seu tio Bartolomeu Machado.
SUB-ROGAÇÃO DE BENS: a verba declaratória, de 1852-05-26 (f. 40), refere que o capital de dois foros pertencentes a esta capela, impostos num aposento sito na travessa do Surdo (antes beco), respetivamente no valor de 500 réis e 2.297 réis, foram sub-rogados por benfeitorias livres existentes no palácio da rua da Mouraria, São Pedro.
OUTROS BENS VINCULADOS: alude-se a uma fazenda em Barcelos de São Miguel, pertencente ao morgadio das Neves; trouxe demanda com o primo João de Ornelas de Moura sobre a terça de Catarina Vaz Tavares.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 6 v.º):
IRMÃS: Ana Machado (a quem o testador emprestara 162 mil réis quando fora a Portugal); Guiomar Vieira de Miranda.
TESTEMUNHAS: Francisco Rebelo de Macedo; Baltazar de Sequeira; António Teixeira Dória; padre Pedro Gomes; Manuel Ferreira; sendo os três primeiros moradores na cidade do Funchal, os últimos dois em São Gonçalo.
ENTERRAMENTO: capela de Nossa Senhora das Neves com o tio Bartolomeu Machado.
LITERACIA: o testador redige e assina o testamento.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 16-21 - Traslado da petição, despacho e procuração de João de Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt Sá Machado.

Miranda, João Machado de (d.1611)