Showing 2 results

Archival description
Joana Gonçalves entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-6 v.º) aprovado em 1596-06-18, na cidade do Funchal, nas pousadas de Lucas de Sá, cavaleiro fidalgo da casa d'el-rei, pelo tabelião Salvador de Araújo; aberto em 1596-06-20, na presença do juiz ordinário Manuel de Vasconcelos.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a testadora encontrava-se doente; não sabia o dia e a hora em que o Senhor Deus seria servido de a levar da vida presente; declaração de sua última e derradeira vontade (f. 3).
ENCARGOS PERPÉTUOS (anuais): uma missa em dia de Todos os Santos, dita no convento de São Francisco, com responso sobre a sua sepultura, com a esmola acostumada. A informação do procurador do Resíduo (f. 20), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou adstrita à capelania de Nossa Senhora da Vitória na Ribeira dos Socorridos, com obrigação de vinte missas anuais por esta e outros instituidores.
Em 1819-01-28 (f. 22-29) o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: designa a neta, filha de seu filho Pedro Lopes, sua única herdeira forçosa; suceder-lhe-ia um seu filho ou filha, «se a tiver ou a quem ella quizer».
BENS VINCULADOS: terça dos bens móveis e de raiz, não especificados, para que a neta cumpra os seus legados.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 6v.º):
A instituidora refere que casou Leonor Barbosa com Diogo Luís, lavrador, tendo-lhes dado o que prometera.
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco, em sepultura do marido.
LEGADOS: 20.000 réis à moça Maria que estava em sua casa.
TESTEMUNHAS: Paulo Nunes Furtado; João de Barros Leme, filho de Fernão de Macedo; João Rodrigues Escórcio; Jorge de Brito de Oliveira, filho de António de Brito de Oliveira, todos moradores na cidade do Funchal; Francisco Gonçalves Ribeiro, morador em São Martinho; Diogo Luís, morador em Santo António.
LITERACIA: não assina o testamento, o qual é redigido e assinado por Salvador de Araújo.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 22 a 29 - Traslado do indulto apostólico de componenda de pensões caídas, datado de 1819-01-28, e obtido pelo administrador João de Carvalhal Esmeraldo.

Gonçalves, Joana (d.1596)