Showing 2 results

Archival description
Leonor Barreto entail archive
Print preview View:

Donation deed

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: escritura de doação com instituição de morgado por nomeação (f. 2-7), celebrada em 1609-07-15, feita por Leonor Barreto a sua irmã Guiomar Gonçalves Barreto, mulher de Gaspar Fernandes Gondim. Tabelião: Francisco Correia. Traslado de 1750.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a testadora estava para se recolher no convento de Santa Clara da cidade do Funchal; sempre recebera muitas boas obras do cunhado, que enumera: condução de negócios, arrecadação de sua fazenda, empréstimos concedidos, para além de acudir-lhe em muitas necessidades.
ENCARGOS (ANUAIS): seis missas rezadas no convento de São Francisco, cinco por sua alma e uma pela do marido.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 55 a 96), reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal. Segue-se uns embargos a esta sentença, datados de 1826 (f. 111), da Misericórdia do Funchal e de Lisboa contra Aires de Ornelas e Vasconcelos.
SUCESSÃO: os dotados Guiomar Gonçalves Barreto e marido Gaspar Fernandes Gondim, por falecimento destes uma de suas filhas “fêmeas”, quem quisessem.
BENS DOADOS E VINCULADOS: casa sobradada na rua dos Mercadores e uma fazenda de vinha na Cruz de Carvalho.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Agostinho de Ornelas e Vasconcelos.
Outras informações da doação (fl. 2-7):
Outros irmãos da doadora: Baltazar Simões “o Moço”; Maria Simões, mulher de Manuel Fernandes.
TESTEMUNHAS da doação: João Fernandes Gondim; Simão Ribeiro, criado de Gaspar Fernandes Gondim; António da Costa, criado de Leonor Barreta.
LITERACIA: a testadora não assina porque não sabe ler e escrever.

Barreto, Leonor (flor.1609)