Showing 3 results

Archival description
Antónia Rebelo entail archive
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de Antónia Rebelo, com vários documentos referentes à tomada de contas, incluindo o testamento, datados entre 1583 e 1834.

Castro, Francisca de (flor.1635)

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1583-10-29, pelo tabelião Francisco Cardoso.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa rezada no convento de São Francisco, com responso sobre a sua sepultura.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: por sentença de 1818-12-14 (f. 53 a 79), as capelas administradas pelo Visconde de Torre Bela são reduzidas à seguinte pensão: missa aos Domingos e dias santos (90 missas) celebrada por um capelão por 100.000 réis anuais; três missas de Natal por 2.400 réis; obras da capela do Carmo do Funchal conforme determinado pelo instituidor Manuel Martins Brandão; a capela de D. Isabel Bettencourt é reduzida a duas tochas para o igreja de Câmara de Lobos e duas tochas para São Bernardino.
SUCESSÃO: nomeia o neto António Gomes Castro, filho de D. Andreza e de Tristão Gomes de Castro, fidalgo da casa d'el-rei, “andando no filho mais velho macho que suceder”. Na falta de geração, ficaria à neta Antónia e seu filho mais velho.
BENS VINCULADOS: casas onde vive o bispo D. Jerónimo Barreto, que deixa ao neto António Gomes Castro, filho de D. Andreza e de Tristão Gomes de Castro, fidalgo da casa d’el-rei. Se falecer sem descendentes ficaria à neta Maria Casca.
OUTROS VÍNCULOS: vínculo com encargo de uma missa semanal, que deixa ao “cuidado” da filha e herdeira Juliana Carreira, do qual não se prestam contas nestes autos.
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS EM 1635: a neta D. Francisca de Castro, viúva de Pedro de Castro de Andrade.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Visconde de Torre Bela.
Outras informações do testamento (f. 7 a 9):
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco.
ESCRAVOS: deixa a sua parte do escravo João à filha Juliana Carreira.
TESTEMUNHAS do testamento: Frutuoso Rodrigues, mercador; Brás Fernandes, serrador; Pedro de Azevedo, criado de João Lopes Vila Real; Francisco Gonçalves, lavrador, morador na freguesia de São Roque; Pedro Gonçalves, homem trabalhador, morador nesta cidade.

Rebelo, Antónia (flor.1583)