Showing 3 results

Archival description
Leonor Rodrigues de Canha entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1611-09-20; aberto em 1618. Tabelião: Manuel da Silva Pereira.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa na igreja de Nossa Senhora do Calhau. Em 1803 (f. 59-62 v.º) breve de composição de encargos pios.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: de acordo com declaração do encarregado do cartório, José Maria Rodrigues, datada de 1833 (última folha) as capelas deste administrador foram reduzidas a 20.000 réis pagos ao Seminário desta província, constando a sentença de redução dos autos da capela de Francisco D'Arja Teixeira.
BENS VINCULADOS: terça dos bens imposta em terras no Caminho do Meio (nota na folha de rosto dos autos). Em 1813-08-02 (f. 65) procede-se ao sequestro das novidades da fazenda desta capela no sítio da Boavista, freguesia de Nossa Senhora do Calhau, administrada por Pedro Agostinho Teixeira de Vasconcelos.
SUCESSÃO: deixa os seus bens à sobrinha Madalena de Andrade e, após a sua morte, institui vínculo de morgado nos bens de raiz, podendo nomear qualquer uma das suas filhas. Estabelece uma sucessão por via feminina «ellas sejão sempre as nomeadas havendo-as».
ADMINISTRADOR EM 1625 (data da primeira quitação f. 15): a sobrinha D. Madalena de Andrade, viúva de Cosme de Ornelas.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro Agostinho Teixeira de Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 3 a 8):
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco.
LEGADOS: ao sobrinho António Mendes, filho de Cosme de Ornelas e de Madalena de Andrade, deixa uma bacia de prata, uma cadeira de espaldar; a Beatriz Dias deixa uma caixa; a Isabel Dias, irmã de Beatriz Dias, lega todo o vestido que possui, a saber: saio, saia, manto.
ESCRAVOS: deixa o mulato Cosme ao sobrinho António Mendes; a negrinha Maria deixa à sobrinha Catarina Parda, filho do dito Cosme de Ornelas.
TESTEMUNHAS: Lourenço de Matos; Mateus Fernandes de Aguiar, lavrador; Roque Delgado, sapateiro; Simão Rodrigues e Gabriel Jorge, mareantes; Diogo Ferreira, ourives, moradores na cidade do Funchal.

Canha, Leonor Rodrigues de (d.1618)