Showing 3 results

Archival description
Lopo Rodrigues entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1572-04-18 pelo tabelião Gaspar Gonçalves.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas anuais, uma em dia de Nossa Senhora da Assunção e outra em dia de Páscoa. Em 1803 (f. 66-69) breve de composição de missas alcançado pelo administrador.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: de acordo com declaração do encarregado do cartório, José Maria Rodrigues, constante de vários autos de capelas administradas por Pedro Agostinho Teixeira de Vasconcelos, as capelas deste administrador foram reduzidas a 20.000 réis pagos ao Seminário desta província, constando a sentença de redução dos autos da capela de Francisco d'Arja Teixeira.
BENS VINCULADOS/SUCESSÃO: fazenda da Ribeira de Santa Luzia, freguesia de São Roque, que sua mulher herdou de seus pais e que agora deixa a sua sobrinha Beatriz Álvares e descendentes, filha de Manuel de Florença «porque hora (…) he um homem onrado e dito pobre». Em 1717-07-06 (escritura f. 23 a 26), D. Pedro de Bettencourt, que houvera esta fazenda por herança de sua falecida mulher D. Maria Manoel de Meneses, vende-a a Diogo Drumond de Vasconcelos, viúvo de D. Ana de Meneses. Por sua vez, o comprador dá em pagamento uma fazenda na mesma freguesia que herdara de D. Felícia de Aguiar e Câmara, tia de sua falecida mulher, e outra courela de pão na Achada, dita freguesia, que obtivera de seu irmão Brás da Câmara. Estes bens pertenciam à capela de D. Maria Florença.
OUTROS VÍNCULOS: toma na terça dos seus bens a terra sita ao longo da levada de Santa Luzia, que lhe custara cem mil réis, a qual deixa à mulher e filho com obrigação de quinze missas anuais, não tendo o filho descendentes passaria à Misericórdia do Funchal.
HERDEIRO: seu filho menor Manuel Rodrigues Pedreira, futuro juiz dos Resíduos e Capelas desta ilha.
1.ª quitação: data de 1624-10-[…] mas não é possível verificar o nome do administrador atendendo ao mau estado de conservação.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro Agostinho Teixeira de Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 49 a 61 v.º):
ENTERRAMENTO: Sé do Funchal, na sepultura do sogro Manuel de Florença, junto da mesa do Santo Sacramento.
OUTRAS PROPRIEDADES: serrado acima da Torrinha de Henrique Moniz que rende 13 tarefas de canas e vale 300.000 réis; outro serrado de canas acima da Levada que dava sete tarefas de canas; outro serrado ao Tanque que foi de Jorge Lomelino que dava seis tarefas e canas; outro serrado abaixo da quinta de Miguel Antunes, boticário; outra em Santa Luzia que rendia quatro tarefas; lugar de vinha no Trapiche, que parte com Marcos de Braga, avaliado em 150 mil réis; canavial no Ribeiro Seco que ficou de Pedro Anes e de Margarida Alves.
JOIAS: três cadeias de ouro.
ESCRAVOS: liberta o escravo Domingos, filho de Maria “a preta”, depois do filho do instituidor atingir 25 anos de idade; liberta Maria (mãe do dito Domingos), após servir o filho durante 4 anos.
TESTEMUNHAS: padre Francisco Afonso; Pedro de Lemos, cunhado do instituidor; Manuel de Florença, cidadão; Dr. Constantim Paulo; António Fernandes, mercador, morador na rua das Moreiras; Pedro de Couto Cardoso, filho de António de Couto, falecido.

Rodrigues, Lopo (flor.1572)