Showing 3 results

Archival description
Isabel Álvares; Pedro Vaz Borges entail archive
Print preview View:

Dowry deed

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: escritura de doação celebrada em 1543-07-12, entre a instituidora e Isabel Borges, filha de Pêro Vaz Borges; confirmada pelo testamento aprovado em 1546-12-29. Tabelião: João Gonçalves
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas ditas na Sé do Funchal, uma cantada com responso e ladainha por alma de Isabel Afonso e outra por intenção de seu primeiro marido. Em 1803 (fl. 89 a 92 v.º) componenda de encargos pios.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: de acordo com declaração do encarregado do cartório, José Maria Rodrigues, datada de 1841-09-07 (última folha) as capelas deste administrador foram reduzidas a 20.000 réis pagos ao Seminário desta província, constando a sentença de redução dos autos da capela de Francisco d'Arja Teixeira.
BENS VINCULADOS: fazenda com casas sobradadas e horta cerrada em Nossa Senhora da Conceição, acima desta cidade.
PRIMEIRO ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS: Pêro Vaz Borges, escudeiro e tabelião do judicial na cidade do Funchal.
ADMINISTRADOR EM 1599, data da 1.ª quitação: Manuel de Carvalho, como tutor dos filhos de Roque Borges de Sousa, sargento-mor nesta cidade.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro Agostinho Teixeira Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 3 a 8 v.º), do auto de posse (f. 8 v.º-11) e da escritura (f. 14-15 v.º):
MORADA: rua de Nossa Senhora Santa Maria do Calhau.
ESCRAVOS: mulata Helena, filha de Maria Luís, que liberta na condição de pagar a Pêro Vaz “por aquilo que ela valer”.
TESTEMUNHAS DO AUTO DE POSSE: Francisco Lopes, tabelião, Antão Rodrigues, mareante, morador na cidade do Funchal; o filho do tabelião João Gonçalves.
TESTEMUNHAS DA ESCRITURA: João Gonçalves, tratante, morador na cidade do Funchal; Pêro Gonçalves, mercador, antes morador na vila de Santa Cruz e ora na cidade do Funchal.

Alves, Isabel (flor.1543-1546)