Showing 3 results

Archival description
Manuel de Vasconcelos; Catarina de Mendonça entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1660-06-30 pelo tabelião António Rodrigues; aberto em 1660-07-04.
ENCARGOS (ANUAIS): três missas de Natal e cinco missas pelas chagas de Cristo. Em 1803 (fl. 60 a 63), componenda de redução de pensões em atraso.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: de acordo com declaração do encarregado do cartório, José Maria Rodrigues, datada de 1841-09-07 (última folha), as capelas desta casa foram reduzidas a 20.000 réis pagos ao Seminário desta província, constando a sentença de redução dos autos da capela de Francisco d'Arja Teixeira.
BENS VINCULADOS: terça dos bens não especificados.
SUCESSÃO: nomeia a mulher D. Catarina de Mendonça e depois o filho ou filha que ela quisesse; a sucessão seguiria a sua linha geracional, masculina ou feminina.
PRIMEIROS ADMINISTRADORES: em 1661, data da primeira quitação, presta contas o filho Pedro Lopes de Vasconcelos, mas no primeiro auto de contas de 1666 é referida como administradora a viúva D. Catarina de Mendonça. Neste mesmo auto de contas, diz-se que posteriormente presta contas o genro Inácio Teixeira Dória(?).
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro Agostinho Teixeira de Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 2 a 4):
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco.
TESTEMUNHAS: cónego Inácio Spranger; reverendo António Spranger Rocha, mestre escola; Álvaro Vaz da Corte, capelão de São Tiago; João da Fonseca de Vasconcelos; Matias Rodrigues, soldado; Manuel Rodrigues, alfaiate; António Rodrigues, alfaiate.

Vasconcelos, Manuel de (d.1660)