Showing 3 results

Archival description
Brás Afonso Leal entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1635-03-28 pelo tabelião do lugar de Câmara de Lobos, João de Faria de Teives, nas casas de morada do instituidor, nos Pomares da Serra, Estreito de Câmara de Lobos. Aberto em 1639-06-05.
ENCARGOS (ANUAIS): dezoito missas por 900 réis.
BENS VINCULADOS: foro remível de oito alqueires de trigo anafil, pagos anualmente por António Lopes e sua irmã Beatriz Lopes, pelo principal de 16.000 réis do preço da compra. Caso os foreiros remissem o dito valor, os herdeiros teriam de comprar uma propriedade cujo rendimento perpetuasse o encargo de tais missas.
PRIMEIROS E ÚLTIMOS ADMINISTRADORES: a mulher Leonor de Faria, depois o filho Gonçalo de Faria, que presta contas em 1639. Em 1642 presta contas o filho António. Na sequência de uns embargos interpostos por D. José de Brito Herédia (f. 89 e seguintes), a sentença do juiz do Resíduos e Capelas, de 1798-12-13 (f. 100), julga por provados os embargos, determinado que o embargante D. José de Brito não possuía os bens desta capela. Prova-se que depois da última conta tomada em 1781, e depois do falecimento do padre Agostinho César da Costa, que administrara a Quinta de Nossa Senhora das Preces, sucedera na administração o padre João da Costa, depois sua irmã D. Inácia Caetana de Faria, mulher do capitão Roque Alves, e por morte dela o sobrinho capitão José Caetano Moniz de Menezes. Uma declaração do escrivão do Resíduo, datada de 1858-01-12 (última folha), refere que passou certidão a certificar que desde a sentença atrás referida (de 1798-12-13, a fl. 100), não se tomaram contas desta capela ao referido administrador D. José de Brito ou a seus descendentes.
OUTROS VÍNCULOS: deixa à confraria do Santíssimo Sacramento a parte que lhe coube da terça de sua sogra Leonor da Costa, impondo a pensão anual de azeite para uma tocha.
Outras informações do testamento (f. 2 e seguintes):
ENTERRAMENTO: igreja de Nossa Senhora da Graça, Estreito de Câmara de Lobos, sua freguesia.
TESTEMUNHAS: Mateus Gomes; Domingos Fernandes; Pedro Gonçalves; António Fernandes, todos moradores no Estreito de Câmara de Lobos.

Leal, Brás Afonso (d.1639)