Showing 3 results

Archival description
Irvão Teixeira Dória entail archive
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de Irvão Teixeira Dória, com vários documentos referentes à tomada de contas, incluindo o testamento, datados entre 1685 e 1830.

Dória, António Teixeira (flor.1690)

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1685-02-19; aberto em 1685-07-[07].
ENCARGOS (ANUAIS): vinte missas rezadas e um ofício noturno.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a sentença de redução do bispo D. Joaquim Ataíde, datada de 1819-09-11 (f. 75-76), reduz as capelas administradas por Luís Dória a 25.000 réis anuais às religiosas capuchas do convento das Mercês para cantar um ofício de defuntos com missa cantada.
BENS VINCULADOS: terça dos bens não identificados.
SUCESSÃO: não identificada devido ao mau estado de conservação. Porém, quitações posteriores identificam o capitão António Teixeira Dória como primeiro administrador do vínculo.
ADMINISTRADOR EM 1687, data da primeira quitação (f. 10): capitão António Teixeira Dória.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Luís Teixeira Dória.
Outras informações do testamento (f. 1 a 8).
ESCRAVOS: Isabel; Luzia, a quem liberta na condição de servir a irmã D. […] enquanto for viva; Henrique, a quem liberta, porque com esse trato o comprara a Baltazar Ferreira, pedindo ainda aos testamenteiros que lhe aviem em vestido e matalotagem por forma a ir para o Brasil; a Manuel, filho de Luzia, criado na casa do instituidor, deixa o serrado da Madre de Deus, podendo vendê-lo para «se aviar» para o Brasil.
LEGADOS: a Maria da Conceição, filha de seu irmão Luís Dória, deixa o «serrado do Curral com tudo o que fica de fora serrado da Rocha, e assim mais o serrado do Água d’Alto»; ao sobrinho Adrião Teixeira, filho de seu irmão Luís Dória, lega a fazenda que possui no norte; a André de França lega os seus livros.
OUTROS BENS: referência a um foro pago por Manuel Rodrigues, sapateiro, imposto em casa junto à ponte de João Cidrão.

Dória, Irvão Teixeira (d.1685)