We've redirected you to the first page of results. To avoid using vast amounts of memory, AtoM limits pagination to 10,000 records. To view the last records in the current result set, try changing the sort direction.

Showing 3 results

Archival description
Guiomar Ferreira; Manuel da Grã entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1570-02-18.
ENCARGOS (ANUAIS): sessenta missas (às sextas feiras e uma nas festas de Nossa Senhora).
REDUÇÃO DE ENCARGOS: em 1755, breve de componenda de legados pios obtido pelo administrador Gonçalo Barba Alardo. Uma tomada de conta de 1841 refere que esta capela e as demais administradas por Rodrigo Barba Correia Alardo Pina têm de pensão 42$250 réis por ano, conforme se mostra nos autos de capela de Manuel da Grã (cota atual JRC, 146-1).
BENS VINCULADOS: não especificados nos autos.
SUCESSÃO: filho Manuel da Grã, sucedendo-lhe o filho varão primogénito. Na falta deste, o vínculo passaria para a linha de sucessão do filho varão de Maria Ferreira, filha da instituidora e irmã do aludido Manuel da Grã.
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS em 1593-07-06(?) (f. 6-7): sua filha Antónia Ferreira.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: António de Albuquerque de Amaral Cardoso e sua mulher D. Emília Augusta Barbosa de Alencastre e Barros.
Outras informações do testamento (f. 1 a 5):
ENTERRAMENTO: Sé do Funchal, em cova do marido.
Filhos: Maria Ferreira; Manuel da Grã.
IRMÃOS: Maria Rodrigues, a quem lega 10.000 réis.
LITERACIA: não sabe ler e escrever.
ESCRAVOS: Francisca e um menino seu filho; Catarina, que é de sua filha […] Ferreira.
TESTEMUNHAS: Francisco Ferreira, que assinou a rogo da testadora, e Manuel da Grã, respetivamente primo e filho da instituidora; licenciado Diogo Lopes de Leão; Francisco Dias, mercador, morador na cidade do Funchal; Gonçalo Pires.

Ferreira, Guiomar (flor.1570)