Showing 2 results

Archival description
Guiomar de Lordelo; Manuel de Figueiró d’Utra entail archive
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de Guiomar de Lordelo, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1620 e 1823.

Não é conhecido o documento de instituição.

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: não consta dos autos.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas cantadas e uma rezada em dia de Finados. Em 1869 (f. 43 a 46) o administrador Diogo de Ornelas Frazão Figueira obtém componenda de redução de legados pios não cumpridos. REDUÇÃO DE ENCARGOS: por sentença de 1819-02-09 (f. 49 a 84) as pensões desta capela e as outras administradas por Diogo de Ornelas Frazão são reduzidas à pensão anual de 60.000 réis para missas a celebrar na capela de Nossa Senhora da Guia da Calçada de Santa Clara e 40.000 réis à Misericórdia do Funchal.
BENS VINCULADOS: latada sita na ribeira da Boaventura, termo de Santa Cruz. De acordo com o documento a f. 1-2 (datado de 15[…]1, de difícil leitura, com lacunas), Vasco Moniz, marido de D. Violante Teixeira, diz que sua mulher e o irmão capitão Tristão Teixeira apartaram esta fazenda de entre os bens de raiz da testadora, para cumprimento dos encargos da capela. Em fevereiro de 1620, o administrador Manuel de Figueiró d'Utra diz que não possui esta fazenda.
SUCESSÃO: nomeia a filha Violante Teixeira, mulher de Vasco Moniz, por sua herdeira e testamenteira.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Diogo de Ornelas Frazão Sénior.

Utra, Manuel de Figueiró d’ (flor.1620)