Showing 3 results

Archival description
Antónia de Castelo Branco; Catarina entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1572-12-2[…] pelo tabelião António Lopes.
ENCARGOS (ANUAIS): missa rezada às quartas feiras no convento de São Francisco e as nove missas nas festas de Nossa Senhora. Nas tomadas de contas e quitações de 1800 em diante, verificamos que as missas desta capela estão taxadas em 12$200 anuais. Inclusive, entre 1827 e 1830, refere-se expressamente a pensão de duas missas anuais, porém não localizamos qualquer sentença de redução de encargos pios.
BENS DO VÍNCULO: a verba declaratória, datada de 1857-08-20, (f. 105 v.º-106), identifica os bens: porção de terra em Santa Luzia Velha, acima da Levada, freguesia de Santa Luzia, com cento e oito horas de água da Levada do Pizão e doze horas da Levada da Corujeira. Por escritura realizada em 1857-08-17, procede-se à sub-rogação do vínculo por igual valor de benfeitorias livres nas casas n.º 8 da rua dos Moinhos, sendo então proprietário D. Luís da Câmara Leme.
HERDEIROS: a irmã D. Catarina.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Dr. João Frederico da Câmara Leme.
Outras informações do testamento (primeiras folhas, não numeradas):
LEGADOS: à criada Leonor (?) Rodrigues deixa uma casa térrea na rua de São Francisco.
ESCRAVOS: refere a libertação de escravos mas não foi possível extrair mais informação atendendo ao péssimo estado de conservação do suporte documental.

Castelo Branco, Antónia de (flor.1572)