Showing 3 results

Archival description
Ambrósio Berenguer, Antónia Gomes de Figueiredo entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1618-05-13, Ponta do Sol, pelo tabelião Jorge Pinto da Costa. Abertura: 1620-03-08.
ENCARGOS (ANUAIS): cinco missas.
BENS VINCULADOS: terça dos bens imposta nas terras da Mina e Achada e, não sendo suficiente, no lugar onde vivia Baltazar Rodrigues. Em 1765-09-12 e 14 (f. 50-51) procede-se ao sequestro da fazenda do Aguadalto e das fazendas do Serrado e da Corujeira, sitas no Lombo de São João, então pertencentes a D. Antónia Rosa Quitéria, viúva de Inácio Spranger.
SUCESSÃO: nomeia a filha Madalena.
OUTROS VÍNCULOS: terça do marido imposta num serrado comprado a Manuel da Câmara, numas casas compradas a D. Gonçalo Henriques, nas casas onde vivia o defunto e o pomar das Romeiras. Encargo: cinco missas anuais. Sucessão: a testadora nomeia as filhas.
ADMINISTRADOR EM 1618-10-06, data da 1.ª quitação (f. 9): a filha Madalena. Em 1625 já presta contas a filha Isabel Rodrigues de Andrade.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: António Joaquim da Câmara Mesquita.
Outras informações do testamento da mulher (f. 2-6 v.º):
FILHOS: Pedro Fernandes de Andrade; Manuel de Andrade Berenguer, «nas partes da Índia»; Isabel Rodrigues de Andrade; Madalena de Andrade; Vitória de Milhana, falecida.
LITERACIA: a testadora não sabe ler e escrever.
OUTRAS PROPRIEDADES: fazenda do Aguadalto que deu à filha Madalena de Andrade após o falecimento de seu pai; fazenda de Nossa Senhora dos Anjos que arrematou a D. Maria de Mondragão.
TESTEMUNHAS: Pêro do Rego de Figueiredo, sobrinho da testadora; Luís Teles de Meneses; Manuel Gomes Jardim, Diogo Dias do Pouso; António Lopes Sardinha; Tomé Rodrigues Tinoco; Sebastião Lourenço.

Figueiredo, Antónia Gomes de (d.1620)