Showing 2 results

Archival description
Gonçalo de Paiva Pimentel entail archive
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de Gonçalo de Paiva Pimentel, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1634 e 1870.

Não é conhecido o documento de instituição.

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: não consta dos autos.
ENCARGOS (ANUAIS): três missas rezadas. O despacho do juiz dos Resíduos, publicado em 1792-03-14, informa que esta capela tem de pensão nove missas celebradas nas nove festas de Nossa Senhora, celebradas no convento de São Francisco onde estava enterrado o instituidor, e nessa conformidade manda fazer a conta e proceder a sequestro (não efetivado). Porém, as tomadas de contas finais do processo referem a pensão de três missas.
BENS DO VÍNCULO: fazenda sita na freguesia de São Martinho, de acordo com conta tomada a José dos Reis de Basto em 1704-03-26 (f. 56). Este esclarece que esta fazenda pertencia então ao capitão Zenóbio Acciaiolly, que lha vendera a retro aberto D. Jorge Henriques, e que estava em litígio. Na conta seguinte de 1733 (f. 56 v.º), é administrador Francisco Sanches de Baena Henriques.
SUCESSÃO: não consta dos autos.
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS em 1634-09-09, data da primeira quitação: Francisco de Noronha Henriques. Segundo inscrição na folha de rosto, parece suceder-lhe Francisco Henriques, por doação feita por seu sogro Francisco de Noronha.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: morgado Sebastião Francisco Falcão Lima e Melo Trigoso, pelo seu procurador.

Henriques, Francisco de Noronha (flor.1634)