Showing 3 results

Archival description
Bartolomeu da Costa Cordeiro entail archive
Print preview View:

Will

Capela de Bartolomeu da Costa Cordeiro, mercador, instituída em 1667-05-09 com encargo de duas missas anuais e de construir um archete e uma capela da invocação de Nossa Senhora da Conceição na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, imposto numa propriedade acima da Igreja de São Roque.
O testamento refere negócios e contas com João de Ossuna, Rui Dias de Aguiar, Francisco Cavalgante, morador em Pernambuco, António Carvalhal Esmeraldo, com o almoxarife Luís Soares Pais e com os capitães Pedro de Andrade, António Maciel da Fonseca e Domingos de Campos.
Refere que o instituidor teve negócios de açúcar e tabaco com João Cater e menciona uma compra de quatrocentos mil réis de conservas a Filipe Gentil.
Alude a um carregamento para Londres de treze caixões com setenta e cinco arrobas de cascas secas destinadas a Francisco Felispelo e acrescenta que “nela está metido algum asuquar de Cabo Verde que mandei fazer a casa de Pedro d’Andrade”.
Menciona também Jacome Ozório, da Holanda, devedor, por seu pai Dinis Genger, de cerca de setecentos mil réis procedentes de um carregamento no navio “Mancebo Valente”. Refere ainda uma venda de vinte feiches de arcos do Porto, a mil e quatrocentos réis cada, a Mateus da Gama e menciona que seu sobrinho Vicente da Costa arrematara uma mulatinha por vinte e seis mil réis a vez.
Primeiro e último administradores: sua mulher Domingas Canto de Almeida e D. Maria Tojal.
Observações: contém apenso de 10 fólios com o traslado dos testamentos de Beatriz Calaça de Góis, aprovado em 1649-10-15, e de Manuel Perestrelo de Vasconcelos, casado primeiro com Beatriz de Vasconcelos, e depois com Bárbara de Sá de Mendonça, aprovado em 1650-(...)-23.

Cordeiro, Bartolomeu da Costa (flor.1667)