Showing 2 results

Archival description
Catarina Gonçalves entail archive
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de Catarina Gonçalves, com vários documentos referentes à tomada de contas, incluindo a verba de testamento, datados entre 1682 e 1833.

Não é conhecido o documento de instituição.

Capela instituída por Catarina Gonçalves, mulher de Francisco Luís, aleijado, com encargo de uma missa rezada anual, ofertada com meio alqueire de trigo e duas canadas de vinho e um círio de dois vinténs.
Encargo imposto numa fazenda de vinha e arqueiros no sítio de Vasco Gil, freguesia de Santo António, que em 1781-02-10 e segundo o Termo da Declaração, inscrito na folha 36, partia pelo Norte com o administrador Manuel Fernandes Pimenta, Sul com fazenda da Confraria do Santíssimo Sacramento, Leste com Jorge Correia Acciaiollly e Oeste com a rocha.
Administrador em 1682-02-08: (seu filho) António Luís de Vares, depois Pedro Luís, também da instituidora; último administrador: Manuel Fernandes Pimenta.
Administrador em 1838: Manuel Fernandes Pimenta.
Observações: a verba do testamento de mão comum de Catarina Gonçalves e Francisco Luís, inscrita na fl. 38 foi trasladada do processo de capela do dito Francisco Luís, que possui a cota original M. 74, Nº 673, conforme consta do livro de Inventário, elaborado na Misericórdia. Não encontramos o referido processo.

Vares, António Luís de (flor.1682)