Showing 3 results

Archival description
Gonçalo Ribeiro, Maria Correia entail archive
Print preview View:

Will

Capela de Gonçalo Ribeiro, português, e de sua mulher Maria Correia, filha de João Dias, instituída em 1579-03-07 com encargo de mil e quinhentos réis para missas celebradas no convento de São Francisco, imposto na sua propriedade da Ribeira de São João, melhor identificada no auto de demarcação e medição, inscrito nas folhas 61 e 61vº.
Posteriormente o instituidor no seu testamento, redigido em 1583-04-05, fixa um encargo anual de setecentos e cinquenta réis na parte da mulher e de duas missas no altar de Nossa Senhora do Rosário da Sé por sua alma.
O testamento de mão comum refere Miguel Luís, mestre de açúcar ausente em Pernambuco, e o segundo testamento do instituidor, feito em 1583-12-19, menciona uma escrava preta Isabel e seu filho João, que deixa a sua neta Maria Ribeiro.
Primeiro e último administradores: seu filho Manuel Correia e Julião José Mendes Correia.
Observações:
O processo contém:

  • O traslado da carta de partilhas dos bens de Manuel Correia dados em inventário por sua mulher Juliana em 1585-07-19;
  • O traslado de uma escritura, feito em 1623-(...)-24, de retificação e quitação da venda de uma fazenda na Ribeira de S. João que Maria Ribeira Correia e seu marido Diogo Lopes da Fonseca, residentes no Campanário, haviam feito a João Rodrigues Furtado, fidalgo de geração, pelo preço de 250.000 réis;
  • Inclui ainda uns embargos interpostos em 1715 por Simião de Freire Bettencourt, Domingos de Castro e seus irmãos contra a medição e demarcação dos bens da terça de Gonçalo Ribeiro e o referido auto de medição executado em 1715-08-02.

Ribeiro, Gonçalo (flor.1579)