Showing 2 results

Archival description
António Pires Lombardo entail archive
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de António Pires Lombardo, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1618 e 1751.

Não é conhecido o documento de instituição.

Capela instituída por António Pires Lombardo ou João Lombardo com encargo de uma missa semanal celebrada na capela das Chagas de Cristo na Igreja de Nossa Senhora da Luz.
Uma determinação do Bispo D. Menezes Coutinho, datada de 1725 aproximadamente, registada no Livro Novo da Igreja da Ponta do Sol e inscrita nas folhas 43 e 44 do processo, ordena que não se tomem contas desta capela por não constar quais os bens obrigados.
Embora tradicionalmente se presumisse que esta capela estava imposta numa fazenda sita “Além da Ponte” na Ribeira da Ponta do Sol, Helena Vaz, mulher de João Lombardo, no seu testamento – de que se faz menção na citada determinação – refere que está vinculada a umas casas sitas no adro da igreja paroquial.
Administradora em 1618: Antónia Gomes de Figueiredo, depois seu filho Pedro Fernandes de Andrade.
Últimos administradores: Padre António Telo de Vasconcelos, filho do capitão Gaspar de Moura e Vasconcelos.
Observações:
Ao longo do processo são tomadas contas da capela de António Pires Lombardo embora a já citada determinação refere que a capela das Chagas de Cristo “por tradição muito antiga se presume ser instituída por hum João Lombardo” oriundo da Lombarda, que casou nesta ilha com Helena Vaz, e de quem “descendem os administradores dos morgados da Lombada e Val da Bica”, a qual capela possuía a obrigação de uma missa semanal. A mesma certidão menciona que Helena Vaz faleceu em fevereiro de 1525.
O processo contém: a referida determinação; um instrumento de obrigação e fiança no qual o capitão Gaspar de Moura e Vasconcelos se compromete a pagar em cinco meses as missas atrasadas de umas capelas vinculadas a umas fazendas na Ponta do Sol; uma componenda de encargos pios obtida pelo dito capitão.
Contém ainda quitações das capelas de Ambrósio Berenguer, Pedro Fernandes de Andrade e das de Luís Teles, Padre Manuel Spínola e Maria do Rego, sob a administração de D. Maria de Menezes.

Figueiredo, Antónia Gomes de (flor. 1618)