Showing 3 results

Archival description
Francisco Homem de Souto, Joana Manuel entail archive
Print preview View:

Will

Capela do capitão Francisco Homem de Souto e de sua mulher D. Joana Manuel instituída em 1662-05-19 com encargo de missas rezadas aos Domingos e Dias Santos na Ermida de Nossa Senhora da Boa Morte, por eles fundada.
Fazem terça e morgado de todos os seus bens de raíz que deixam aos sobrinhos João de Couto de Mendonça e Perpétua de Mendonça.
A dada altura o morgadio terá sido dividido, e a capela do instituidor ficou onerada com a pensão de 14 missas anuais e a da instituidora com 41 missas.
O termo de declaração, feito em 1787-07-27, refere que os bens desta capela são a Quinta da Senhora da Boa Morte, que confronta a Norte, Sul, Leste e Oeste com os caminhos que a circundam.
Administrador em 1838 (índice): D. Rosa Joaquina de Souto.
Último administrador: António João de França Bettencourt.
Observações:
Contém em apenso um documento intitulado "título do morgado de João de Couto de Mendonça...", que inclui o pagamento dado à metade de D. Joana Manuel e à terça de Francisco Homem de Couto.
A instituidora faleceu a 20 de maio de 1662 e o instituidor a 25 de fevereiro de 1668, conforme os respectivos registos de óbito, inscritos no livro 4 de Óbitos da Calheta.
O alvará para celebrar missas na ermida de Nossa Senhora da Boa Morte, dado em 13 de junho de 1661 ao capitão Francisco Homem de Souto, encontra-se registado no livro I da Câmara Eclesiástica do Funchal, na fl. 30.

Manuel, Joana (flor.1662)