Showing 3 results

Archival description
Sebastião Serrão, Francisca Ferreira de Jesus entail archive
Print preview View:

Will

Capela de Sebastião Serrão e de sua mulher Francisca Ferreira de Jesus, terceira do hábito de Nossa Senhora do Carmo, instituída em 1675-02-24 com encargo anual de um quarto de vinho à bica ao Oratório de São Sebastião do Convento de São Francisco, imposto no lugar onde vive e num serrado que comprara a Francisco Gonçalves da Câmara, ambos no Estreito da Calheta.
O codicilo da instituidora, aprovado em 1723-08-30, refere as seguintes doações: às escravas mulatas Maria e Catarina, que ora liberta, doou duas fazendas no Lombo das Corujas, outra no "Banco", duas roupas de cama, um retábulo de Santa Susana e outro de São Francisco; à Igreja de Nossa Senhora da Graça legou uma imagem de São Diogo; ao Padre António da Silva um retábulo de Nossa Senhora do Socorro.
Herdeiro: seu sobrinho Manuel Mendes Serrão.
Administrador em 1838 (índice): António Marcial.
Últimos administradores: Padre José Bento de Agrela Ferraz e o Capitão António de França e Andrade.
Observações:
Contém: o testamento de mão-comum dos instituidores, aprovado em 1675-02-24; o codicilo da instituidora, aprovado em 1723-08-30.
O instituidor faleceu em 1681 e sua mulher em 1724-01-02.
O processo inclui também uns embargos interpostos em 1786 pelo Padre José Bento de Agrela contra a sentença de sequestro - argumenta que segundo o testamento a pensão desta capela cessaria quando não houvesse frades neste oratório.
Além disso, apresenta uma provisão de abolição desta capela, obtida em 1776-07-05.
Segue-se a argumentação dos religiosos do Convento de São Francisco.

Serrão, Sebastião (d.1681)