Showing 4 results

Archival description
Iria Pires entail archive
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de Iria Pires, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1604 e 1799.

Não é conhecido o documento de instituição.

Capela instituída por Iria Pires, mulher do Bacharel Pedro Gomes, imposta nos seguintes bens descritos no Termo de Juramento, feito em 1707:

  • Três pedaços de fazenda no Arco da Calheta com as confrontações que se seguem – o primeiro confronta pelo Norte com a rocha do mortório, Sul com o mar, Leste com os herdeiros de Matias Catanho e Oeste com D. (Guiomar); o segundo, denominado “Bugia” parte pelo Norte com o caminho do Concelho, Sul com o mar, Leste com o ribeiro e Oeste com o capitão Manuel de Moura; o terceiro chamado “Quebradas” confronta pelo Norte com o Lombo do Massapés, Sul com o ribeiro dos “Ireos”, Leste com a fazenda das Recolhidas do Bom Jesus da Ribeira e Oeste com bens do casal de Francisco de Vasconcelos;
  • Outra propriedade denominada “Sagaceira” que parte pelo Norte com as “Cales” da Lombada do Loreto, Sul com fazenda de Manuel Telo do Porto da Cruz, Leste com os herdeiros de Manuel (...) e Oeste com o caminho do Concelho;
  • Uma fazenda chamada “Varges” que confronta pelo Norte com fazenda arrendada por João de Freitas Esmeraldo, Sul com o morgado António Joaquim de Coito Beliago, Leste com os bens do (...) e Oeste com o caminho do Concelho;
  • Outra fazenda denominada “Lagar” que confronta pelo Norte com o caminho do Concelho, Sul com o Padre Francisco Alexandre de Sousa, Leste com o Ribeiro e Oeste com (...) da Câmara Barreto.
  • Finalmente uma propriedade intitulada o “Serrado” que parte pelo Norte e Oeste com a Levada aos herdeiros de Manuel de Barros, Sul com fazenda de António (...) e Leste com o caminho do Concelho.
    Primeira data legível: 1608; último administrador: Timóteo Pires Barreto.

Court sentence (transcription)

Court sentence (transcription) judging D. Maria de Sousa, plaintiff, as the rightful successor of the entail founded by Iria Pires Barreto, who lived in Arco da Calheta, because she descends from António Francisco, uncle of Maria Tavares, the last administrator, by male bloodline and the lineage of António Francisco should succeed in the entail's administration after the extinction of the lineage of his sister, Isabel Gomes, mother of the last administrator. It condemns Feliciano Barreto, defendant, to relinquish to the plaintiff the entail and its assets, with their income generated since the contested lawsuit. It also excludes the opponents from the succession.

Sousa, Maria de (flor.1685)