Showing 3 results

Archival description
António Moniz de Menezes, Catarina de Menezes entail archive
Print preview View:

Will

Capela do capitão António Moniz de Menezes e de sua mulher D. Catarina de Menezes, fundadores da ermida de Nossa Senhora da Piedade, sita na Vargem, Lombo da Atouguia.
D. Catarina de Menezes, no seu testamento, aprovado em 1670-06-06, deixa a terça dos seus bens a seu marido e depois a seu filho Henrique Moniz Menezes, com encargo de três missas de Natal.
António Moniz de Menezes instituiu capela com obrigação de nove missas do Parto e três de Natal, no valor de 1.800 réis e nove missas nas festas de Nossa Senhora, a 900 réis cada uma, todas celebradas na sua ermida de Nossa senhora da Piedade. Também atribuiu um dote de 2.000 réis à Confraria do Senhor Jesus da Calheta, para compra de um foro, obrigado a cinco missas nas sextas do mês de Março, e acender a lâmpada da dita confraria no mesmo mês.
Todas estas pensões foram cumpridas até 1755, exceto a relativa à Confraria do Senhor Jesus, conforme as quitações constantes nestes autos e a tomada de conta realizada em 1780.
Último administrador: D. Isabel Maria Homem d’ El Rei.
Observações:
O processo encontra-se em péssimo estado de conservação, sendo muito difícil avaliar o número de fólios. Pela mesma razão, não conseguimos apurar alguma referência ao testamento ou óbito do capitão António Moniz de Menezes. Este obtém alvará para levantar altar e dizer missa em sua Ermida de Nossa Senhora da Piedade, a 4 de maio de 1657, conforme registado no Livro I do Registo da Câmara Eclesiástica do Funchal, a fl. 21.

Menezes, António Moniz de (flor.1670)