We've redirected you to the first page of results. To avoid using vast amounts of memory, AtoM limits pagination to 10,000 records. To view the last records in the current result set, try changing the sort direction.

Showing 3 results

Archival description
Domingas Sardinha entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento feito em 1675-12-23, aprovado posteriormente, após inquirição de testemunhas, por sentença do juiz ordinário da Vila Nova da Calheta, João de Souto, datada de 1676-06-05 (f. 8 v.º-9).
ENCARGOS (ANUAIS): 200 réis à Confraria de Nossa Senhora dos Prazeres (sendo um tostão para a confraria e outro tostão para missas).
BENS DO VÍNCULO: terça dos bens que toma na metade do aposento e quinhão onde vive, no Lombo do Coelho, para a banda da ribeira.
SUCESSÃO: nomeia o marido Diogo Fernandes, por seu falecimento ficaria às suas cinco filhas, cujos nomes não são mencionados.
PRIMEIRO ADMINISTRADOR: o referido seu marido.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: a última conta, em 1780, é tomada à revelia do administrador. Na conta anterior, datada de 1739 (f. 30 v.º), anota-se que era administrador António da Cruz, herdeiro de Matias da Cruz, e hoje dever-se-ia pedir contas a Francisco João de Vasconcelos, que possui a fazenda.
Outras informações do testamento (f. 2 v.º-4):
ENTERRAMENTO: igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.
LITERACIA: não sabe escrever.
TESTEMUNHAS: André Sardinha, que fez e assinou o testamento pela testadora; António de Sousa; Manuel Fernandes; Gaspar Rodrigues; Manuel Rodrigues; Sebastião Gomes.
Outros documentos:
F. 2-9 – Carta de sentença, datada de 1676-07-03, com o teor do testamento de Domingos Sardinha e insinuação do mesmo testamento. A sentença do juiz ordinário foi emitida em 1676-06-05. Inclui a inquirição de testemunhas, efetuada nos dias 29 de maio e 1 de junho de 1676, na Vila Nova da Calheta. Uma das testemunhas refere mesmo que o testamento não se aprovou «por ser campo ermo e estar longe da vila pera se nam poder logo ir chamar um escrivam» (f. 5 v.º).
Testemunhas inquiridas: Sebastião Gomes, morador no Lombo dos Prazeres, de 60 anos, aproximadamente; Gaspar Rodrigues, filho do dito Sebastião Gomes, de 30 anos, aproximadamente; Manuel Rodrigues, filho do dito Sebastião Gomes, de 20 anos, aproximadamente; André Sardinha, morador no Lombo da Velha, termo da dita vila, cerca de 60 anos; António de Sousa, morador no Lombo do Coelho, termo da dita vila, cerca de 60 anos. Um dos inquiridores foi Roque Cabral Catanho.

Sardinha, Domingas (flor.1675)