Showing 3 results

Archival description
Joana Fernandes; Gonçalo de Castro, Filipa da Câmara
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 3-5) aprovado em 1615-11-06.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas ofertadas com meia canada de vinho, um pão e duas candeias, celebradas na igreja de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Moniz, onde seria enterrada. As missas seriam ditas "passante" o dia dos Fieéis de Deus. A sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 66 a 100), reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal. Em 1802-07-22 (f. 46-51) o administrador Agostinho de Ornelas de Vasconcelos obtém da Santa Sé um um breve de composição de missas em atraso.
SUCESSÃO: não foi possível destrinçar o primeiro nomeado, segue-se a neta D. Maria de França (filha dos primeiros administradores capitão Gonçalo de Castro e mulher D. Filipa da Câmara, cf. o outro processo de capela da mesma instituidora, Cx. 114-4). Sendo freira, usufruiria da terça em sua vida e depois passaria ao irmão mais velho.
BENS VINCULADOS: terça dos seus bens imposta em propriedades não identificadas, que deixa à neta Maria.
OUTROS VÍNCULOS: institui outro vínculo imposto num foro de dez alqueires de trigo anafil, que deixa à Confraria de Santo António, com o encargo anual de lhe fazerem uma peça para a dita capela.
PRIMEIRO ADMINISTRADOR: capitão Gonçalo de Castro e mulher D. Filipa da Câmara.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR : Agostinho de Ornelas e Vasconcelos.

Fernandes, Joana (flor.1615)