Showing 3 results

Archival description
Leonor Dias
Print preview View:

Account of the administration

Autos de contas da capela de Leonor Dias, com vários documentos referentes à tomada de contas, incluindo a escritura de dote, datados entre 1583 e 1780.

Dowry deed

Capela de Leonor Dias, casada primeiro com João Anes e depois com Diogo Pires, lavrador e morador na Ponta do Tristão (Porto do Moniz), instituída em 1583-09-10 por escritura de casamento e dote dos seus bens de raiz a sua neta Leonor Dias, filha de João Anes, e seu noivo Francisco Nunes, criado de Luís Fernandes de Vasconcelos.
Encargo: uma missa anual ofertada com um pão, vinho e uma candeia. Capela imposta numa fazenda defronte da porta principal da Igreja de Nossa Senhora da Piedade dos Canhas e que posteriormente o capitão João Fernandes de Linhares comprou a Manuel Gomes Barreto, bisneto da instituidora, conforme as notas inscritas na folha de rosto do processo.
Em 1780 procede-se ao sequestro de uma fazenda defronte da porta principal desta Igreja, pertencente a Álvaro Francisco de Ornellas Linhares que declara não ser esta a fazenda obrigada porque antes a porta principal da Igreja “antes que se abatese” era virada para Oeste e atualmente para o sul.
Último administrador: Álvaro de Ornelas Linhares.
Observações:
Contém algumas tomadas de contas e quitações da capela de Leonor Dias, a moça que possui o encargo de duas missas anuais, imposto em três fazendas no Porto Moniz, cujas confrontações constam do Termo de declaração inscrito na folha 10.

Dias, Leonor (flor.1583)