Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1594-04-19 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-107-01
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1594-04-19, nas suas casas à rua do Castanheiro, Funchal. Tabelião: João Barreto Fraguedo, tabelião público de notas por el-rei nesta cidade e seu termo. Traslado de 1796.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a testadora encontrava-se doente em uma cama.
ENCARGOS PERPÉTUOS: uma missa rezada por sua alma.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a informação do procurador do Resíduo (f. 18 v.º), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou anexa à capelania da Penha de França, que tem a obrigação de quarenta missas anuais por esta instituidora e outros. Em 1819-01-28 (f. 21-26 v.º) o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: nomeia a administração da terça na filha D. Helena, «para si e seus filhos», não os tendo a quem quisesse deixar.
BENS VINCULADOS: terça dos seus bens móveis e de raiz «que se achar me pertença».
SUB-ROGAÇÃO DE BENS:
O termo de sub-rogação, datado de 1852-11-15 (f. 32/32 v.º), identifica as propriedades pertencentes a esta capela, a saber i) casa no Pico de São João, freguesia de São Pedro, no valor de 147.200 réis; ii) porção de terra e benfeitorias no sítio dos Saltos, Santa Luzia, no valor de 1.392.950 réis; iii) porção de terra no sítio da Amoreira, ribeira de Santa Luzia, freguesia de São Roque, avaliada em 240.000 réis. Estas propriedades foram sub-rogadas por uma fazenda no sítio da Ajuda, São Martinho, que confronta pelo norte com o Caminho Velho dos Piornais e sul com o calhau do mar. A verba sub-rogatória de 1859-02-10 (f. 32 v.º/35), determina que fiquem livres três porções de terra desta capela, situadas em São Martinho e, em alternativa, vinculadas em igual valor a parte das benfeitorias que os condes de Carvalhal possuíam no seu palácio da rua da Mouraria. As três porções de terra são assim discriminadas: i) terra no sítio da Praia Formosa, que confronta a oeste com a rocha que termina a Praia Formosa, a leste com o ribeiro do Arieiro e a sul com o calhau do mar, no valor de 2.440.000 réis; ii) terra no sítio da Praia Formosa, que confronta a norte com a trincheira e o forte e sul com o calhau do mar, avaliada em 527.000 réis; terra no sítio da Praia Formosa, que confronta sul com o calhau do mar, no valor de 133.000 réis.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTROS VÍNCULOS: nomeia a filha D. Helena na metade da horta e terça de sua mãe, conforme o seu testamento.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 5):
OUTROS TESTAMENTOS: revoga todas as cédulas que tenha feito e, no futuro, só seria válido algum testamento que nomeasse três vezes «Deus meu, Deus meu, Deus meu» (f. 3).
ENTERRAMENTO: no convento de São Francisco, em cova do pai.
TESTEMUNHAS: Diogo de Bettencourt de Vasconcelos, fidalgo, que redige o testamento e assina a rogo da testadora; Francisco de Castro; Custódio de Carvalhosa, sombreireiro; João Coelho, feitor do engenho de Gaspar Mendes de Vasconcelos; Gonçalo Fernandes, ferrador; Rafael Rodrigues, alfaiate; Leonel Rodrigues, trabalhador, todos moradores na cidade do Funchal.
LITERACIA: não sabe escrever.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 21 a 26 v.º - Indulto apostólico de componenda de pensões caídas, datado de 1819-01-28, e obtido pelo administrador João de Carvalhal Esmeraldo.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Document inserted in an account of the administration, 1796-1869, in PT-ABM-JRC-107-01.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.05.26; 2023.04.19; 2024.10.14
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML); FB (AML)