Item 001 - Will

Identity area

Reference code

VINC005335 DDA EA/001

Title

Will

Date(s)

  • 1558-02-17 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-108-04

Context area

Creator/ accumulator

(flor.1558)

Biographical history

See related AD

Entail/ Vínculo

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1558-02-17, no lugar da Ribeira Brava, nas casas de morada de Nicolau de Barros, sogro do testador. Tabelião: Luís Álvares, notário público e judicial no dito lugar e sua comarca por el-rei.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: o testador encontrava-se doente mas andando de pé; "não sendo sabedor nem certo da hora que nossa fraqueza e mizeria mais certa temos que hé a morte e temendo o poder grande de Deus e o justo juizo e obedienscia havemos todos de hir quando for sua vontade por descarrego de minha fraca e pobre conciensia e remedio e salvação de minha alma" (f. 3 v.º).
ENCARGOS PERPÉTUOS (ANUAIS): uma missa rezada em dia de Nossa Senhora do Monte, onde o administrador quisesse.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a informação do procurador do Resíduo (f. 31 v.º), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou anexa à capelania da Penha de França, que tem obrigação de quarenta missas anuais por esta e outros instituidores. Em 1819-01-28 (f. 23-29) o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: nomeia a mulher D. Isabel, filha de Nicolau de Barros e de D. Guiomar de Bettencourt, com a condição de não voltar a casar; depois o filho Rui Dias “e delle handará sempre em seu filho o macho por linha direita de legitimo matrimonio”, não tendo filho macho ficaria à filha fêmea, na condição de tornar sempre ao macho. Na falta de herdeiros, ficaria à mãe do testador, sendo viva, e depois ao cunhado Francisco de Barros e descendentes, na linha masculina, acrescendo então o encargo de cinco missas anuais à honra das cinco Chagas de Cristo, pela alma do testador e de seus pais. Todo o macho que herdasse esta terça usaria o seu apelido "Aguiar". O juiz dos Resíduos ou qualquer outra justiça "lhe não tome conta se as diz ou não" (f. 6) e os administradores em caso de incumprimento não perderiam a terça, apenas diriam as missas em falta.
BENS VINCULADOS: toda a terça dos bens móveis e de raiz, os quais estão identificados nos documentos de sub-rogação, como se enuncia.
SUB-ROGAÇÃO DE BENS:
Fl. 44/45 v.º - benfeitorias no sítio de São Paulo, freguesia de São Pedro, compostas por duas casinhas e um muro, as quais foram sub-rogadas por uma casa no beco dos Aranhas, dita freguesia, avaliada em 509.810 réis. Verba declaratória de 1842-05-24.
Fl. 45 e 45 v.º - telheiros n.º 18, 20, 22 e 24 no sítio de São Paulo, freguesia de São Pedro, no valor de 258.368 réis, sub-rogados por benfeitorias livres na Quinta do Palheiro Ferreiro, São Gonçalo. Verbas declaratórias de 1848-06-02 e 1849-10-01.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 3 a 11 v.º):
TUTOR DOS FILHOS: nomeia para tutor a Gonçalo Pires, escrivão dos quintos.
TESTAMENTEIROS: a mulher e o sogro.
ENTERRAMENTO: Sé do Funchal, na capela de seu avô Álvaro de Ornelas.
ESCRAVOS: recebeu três escravos no dote: Maria, preta, Inês e António.
VESTES: uma capa frizada e um pelote novo deixados ao cunhado Francisco de Barros; um roupão verde ao mulato Francisco Álvares; um pelote de solia e um gibão de lenço legados a Pascoal Gomes, filho de Fernão Dinis; um gibão preto a Francisco Álvares.
ARMADURA: recebeu na Alfândega, através do tio Jerónimo de Ornelas, uma couraça com as respetivas escarcelas, um capacete e um arcabuz com todos os seus aparelhos (o tio ainda não lhe entregara todas as peças).
TESTEMUNHAS: Diogo de Bettencourt; Nicolau de Barros; António Taborda, criado de Diogo de Bettencourt.
LITERACIA: assina o testamento por ocasião da aprovação.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 2 v.º - Traslado de uma petição de André de Bettencourt de Sá [de janeiro de 1589] a solicitar o traslado do testamento de Damião Dias de Aguiar que estava em poder de Luís Gonçalves Uzel, tabelião público do judicial na cidade do Funchal; requereu ainda certidão onde conste que ele suplicante travava uma demanda com D. Guiomar de Bettencourt sobre esta terça, contra a qual obteve uma sentença da Relação e foi julgada por herdeira da terça sua mulher D. Isabel de Aguiar, como parente mais chegada.
F. 33 a 40 - Traslado do indulto apostólico de componenda de pensões caídas, datado de 1819-01-28, e
obtido pelo administrador João de Carvalhal Esmeraldo.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Document inserted in an account of the administration, 1796-1869, in PT-ABM-JRC-108-04.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0002/00021

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2022.06.03; 2023.04.19; 2024.10.15

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (MBM); FB (AML); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places