Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1602-09-17 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-113-04
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (fl. 3 a 7) aprovado em 1602-09-17, na cidade do Funchal, em casa do testador, por Pedro Nogueira, tabelião de notas desta cidade e seu termo; aberto em 02-10-1602, na presença do juiz ordinário Garcia de Mondragão.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: o testador encontrava-se doente numa cama; descarrego de sua consciência e bem de sua alma (f. 3).
ENCARGOS PERPÉTUOS (ANUAIS): quinze missas rezadas (três de Natal, sete pelas festas de Nossa Senhora e cinco pelo oitavário dos finados).
REDUÇÃO DE ENCARGOS: o processo contém um breve de composição de pensões em atraso, datado de 1796-12-16 (f. 58-62) e outro Breve de 1802-07-22 (f. 71-76). A sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 90 a 128), por D. frei Joaquim de Menezes Ataíde, vigário apostólico da diocese do Funchal, reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal.
SUCESSÃO: nomeia a mulher Filipa Dias, sem qualquer encargo, apenas o que ela quisesse fazer por sua alma, pedindo-lhe, porém, que fizesse pela sua alma o que faria pela dela. Suceder-lhe-ia a neta Maria, não tendo esta geração passaria ao outro neto António, ambos filhos de sua filha Isabel Dias. Na falta de sucessão destes, ficaria então a administração à Confraria do Santíssimo Sacramento da Sé.
BENS VINCULADOS: terça dos bens imposta em casas na rua Direita com um foro de treze vinténs e meio, não podendo ser determina que se imponha numa vinha sita no Caniço, onde chamam os Picos. A certidão registada na f. 10 v.º refere os bens dados em pagamento à terça do defunto (s.d.): vinha dos Picos avaliada em 80.000 réis; 900 réis de foro pago por Simoa do Couto, nos 14.000 réis em que foi avaliado. Uma nota marginal, inscrita na folha de rosto do processo, refere a fazenda do "Arrodal".
ADMINISTRADOR EM 1608-11-19, data do primeiro auto de contas (f. 2): o genro António Álvares, casado com Isabel Dias, filha do testador. A segunda tomada de contas data de 2633-07-13 (f. 1), sendo citado o dito genro António Álvares, que
informou ser administrador desta capela a sua filha Maria Vaz, moradora na cidade do Funchal, na rua de Santa Maria.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Agostinho de Ornelas de Vasconcelos.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (fl. 3 a 7):
ENTERRAMENTO: Mosteiro de São Francisco, Funchal, podendo ser dentro, no corpo da igreja, «sera consolasão para mim» (f. 3 v.º).
TESTEMUNHAS do testamento: João de Oliveira, que redige o testamento; Tristão Ribeiro, ourives; Manuel Gonçalves, sapateiro; Brás Dias Aranha, sapateiro; Manuel Lopes, alfaiate; Cristóvão de Leão Espínola, todos moradores na cidade do Funchal.
LEGADOS: à sobrinha Isabel, filha de sua irmã Beatriz Álvares - deixa 20.000 réis para o seu casamento, dinheiro que estava na posse de seu genro.
DIVÍDAS: manda pagar o serviço do moço Martinho, que estava em sua casa, pedindo que o coloquem num ofício à sua escolha.
LITERACIA: o testador assina o testamento.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.06.15; 2024.10.16
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML)