Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1596-05-20 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-117-01
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1596-05-20. Tabelião: João Barreto Fraguedo.
ENCARGOS (ANUAIS): missa semanal na Sé do Funchal sobre a sua sepultura. Uma declaração de 1842-02-11 (f1. 96), refere que a pensão desta capela e das demais pertencentes ao comendador João José de Bettencourt e Freitas foram reduzidas a uma missa e um responso anual, conforme sentença de redução na fl. 76 dos autos de capela de Luís Bogalho e mulher. Em 1798, a administradora D. Francisca Inácia Madalena Correia Henriques alcança uma componenda de legados pios não cumpridos (fl. 73 a 75).
SUCESSÃO: nomeia a mulher em sua vida, e depois um sobrinho "qual ella (..) quizer nomear", filho de seu irmão Afonso Vaz da Corte e mulher Maria Coelho, sucedendo-lhe o filho primogénito.
BENS VINCULADOS: bens de raiz identificados nos termos de sub-rogação datados de 1845-01-14 (f1, 96)e 1846-10-16 (f1. 97), a saber: dois bocados de terra no sítio da Casa Branca, freguesia do Monte, avaliados em 524$375 réis, trocados por igual valor na parte livre de uma casa nobre na rua de João Tavira; o resto das fazendas no referido sítio da Casa Branca, Monte, avaliados em 210S000 réis, sub-rogados por igual valor em benfeitorias livres na casa nobre da rua de João Tavira.
OUTROS BENS VINCULADOS: i) casas sobradadas junto às que ficaram de Manuel da Grã, onde vive o irmão vigário, deixa à irmã Maria Nunes por ser pobre, após a sua morte sucederia o irmão com obrigação de pagar um cruzado aos pobres do Hospital; ii) metade de umas casas sobradadas na rua dos Ferreiros deixadas às confrarias do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora do Rosário, sendo parte do rendimento do aluguer para gastos do azeite das lâmpadas das confrarias, e a outra parte para a manutenção das casas.
ADMINISTRADOR EM 1602: a cunhada Maria Coelho, viúva de Afonso Vaz da Corte.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João José de Bettencourt e Freitas.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (fls. 8 a 12):
Casado com Beatriz Antunes, sem filhos.
ENTERRAMENTO: Sé do Funchal.
MORADA; rua das Pretas, freguesia da Sé.
TESTEMUNHAS DO TESTAMENTO: Pêro Lopes, escrivão da igreja, que redigiu o testamento; Pedro Gonçalves, alfaiate; João Lopes, estudante, filho de Sebastião Gonçalves; André Martins, alfaiate; Francisco Nunes, criado de Diogo Vaz da Corte.
LEGADOS: 6.000 réis à moça Catarina, por bons serviços prestados.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Nota ao elemento de informação "Archival reference": o instituidor instituiu outro vínculo com a referência VINC006916 (AML).
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.06.30; 2024.10.17
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML)