Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1599-01-16 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-127-03
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1599-01-16, pelo tabelião Baltazar Gonçalves.
ENCARGOS (ANUAIS): meia capela de missas.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: em 1803 (f. 164-167), o administrador Pedro Agostinho Teixeira e Vasconcelos obtém breve de composição de encargos pios. A sentença de 1826-08-21 (f. 207-212) reduz as capelas deste administrador à pensão anual de 20$000 anuais, verificando-se nova sentença redução em 1841-05-13 (f. 232-243 v.º).
BENS VINCULADOS/SUCESSÃO: vínculo imposto no direito de uma demanda que trazia com Pedro de Bettencourt de Freitas e que deixa à sobrinha e testamenteira D. Francisca de Couto, viúva de Lopo Esteves de Ornelas. Não tendo filhos, ficaria a D. Helena Teixeira, filha de sua sobrinha D. Simoa de Couto, sendo que o filho e herdeiro seguinte deveria usar o apelido do instituidor Francisco d'Arja.
Sobre esta demanda, D. Francisca de Couto, já falecida, obteve sentença da Relação a seu favor em 1605, tendo, entretanto, arcado por muitos anos com as despesas dos encargos da capela. A herdeira D. Helena Teixeira toma posse dos bens em 1606, sucedendo-lhe D. Helena de Melo, moça donzela, filha de Luís de Melo.
Em 1635 (f. 21 e seg.), o Dr. Luís Espínola, tesoureiro mor da Sé do Funchal, possuidor de alguns bens desta capela há cerca de três anos, interpõe embargos contra uma condenação do Juízo para pagamento de vinte e oito anos de missas em atraso. Na f. 21 destes autos, refere-se que os bens em causa são três pedaços de vinha que custaram 270 mil réis e não davam mais que quatro pipas e vinho; uma fazenda no Caniço que rendia duas pipas de malvasia.
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS em 1608-05-25, data da primeira quitação: a sobrinha D. Helena Teixeira.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro Agostinho Teixeira Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 2 a 6 v.º);
ENTERRAMENTO: Sé do Funchal, capela do Santíssimo Sacramento, onde está a sepultura da mulher.
TESTEMUNHAS: padre Francisco Martins; Pêro Gonçalves, lavrador; Bartolomeu Gonçalves e Salvador Marcos, trabalhadores, moradores junto à Achada de Nossa Senhora da Conceição; Baltazar Gonçalves “o Canivete”, lavrador, e António Gonçalves, trabalhador, ambos moradores na rua da Conceição; Domingos Fernandes; licenciado Francisco de Espínola e seu irmão Cristóvão de Leão; António Gonçalves, trabalhador, morador na rua da Conceição.
Outros documentos:
F. 28-31 – Autos de conserto havido entre Simoa de Couto, viúva de Lucano de Espínola e sua filha D. Helena Teixeira, e Pedro de Bettencourt de Freitas. 1606-04-[…].
F. 24-24 v.º - Certidão de acórdão da Relação de Lisboa, datado de 1605-04-02, que D. Francisca de Couto obteve contra Pedro de Bettencourt de Freitas, ambos falecidos. Certidão extraída de uns autos entre partes, autor Leonardo de Espínola e ré D. Helena.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.08.01; 2024.10.14
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML)
