Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1665-09-25 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-143-03
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1665-09-25, na rua da Figueira, Lisboa. Codicilo de 1665-11-02. Abertura: 166[…]-11-10.
ENCARGOS (ANUAIS): missa quotidiana na capela de São João, cujo capelão seria pago a 30.000 réis ao ano, sendo que tais missas seriam celebradas junto ao painel que mandou fazer de Nossa Senhora da Piedade e que manda colocar na referida capela «não posso ir fazer hua [ir]mida que tinha em devossão a Nossa Senhora da Piedade na Calheta e mando que hum painel que mandey fazer da mesma Senhora para a dita jrmida se acomode na capela de São João no lugar que milhor parecer» (f. 5 v.º); missa semanal na capela das Almas do irmão João de Figueiroa. Uma quitação de 1739-09-04 (f. 41) refere a «ermida das Almas desta vila junto ao mar».
SUCESSÃO: nomeia como herdeiro universal o sobrinho Francisco Pardo de Figueiroa, filho de seu irmão João de Figueiroa, na condição de ficar em poder do irmão Manuel de Figueiroa enquanto vivesse. A sucessão privilegiaria a primogenitura de preferência masculina.
ADMINISTRADOR EM 1674-11-01, data da primeira quitação (f. 16): Francisco Pardo de Figueiroa.
PRIMEIRO E ÚLTIMO ADMINISTRADORES: seu sobrinho e João Agostinho Figueiroa Albuquerque e Freitas.
Outras informações do testamento e codicilo do instituidor (f. 1 a 10):
TESTAMENTEIRO: o irmão Manuel de Figueiroa.
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco em Lisboa, depois os seus ossos seriam trasladados para a capela na Madeira.
DADOS BIOGRÁFICOS: natural da Madeira, filho de Manuel de Figueiroa e de D. Leonor Homem d’El-Rei; casado no Brasil com D. Antónia do Couto que vive em Pernambuco, sem filhos. Residente na freguesia dos Mártires, em Lisboa. Fidalgo da casa de Sua Magestade e comendador da Ordem de Cristo, cavaleiro. Foi governador de Cabo Verde e mestre de campo na Guerra da restauração de Pernambuco.
LITERACIA: não redige o testamento por estar fraco.
BENS: a sua fazenda está espalhada pelo Brasil, Cabo Verde, Lisboa e outras partes. Gastou muito de sua fazenda na guerra de Pernambuco, de que sua Magestade está em dívida.
OBJETOS EM PRATA: bacia grande de barbear, salva, castiçais, talheres.
ESCRAVOS: demanda de um negro com a mulher de Garaçu - deixa a mulata aos seus herdeiros; liberta o escravo José e deixa-lhe os vestidos que tem.
Outros documentos:
F. 35 v.º/36 – Conta tomada em 1739-09-15, na qual o administrador João de Figueiroa e Andrade refere «não há sacerdote que queira dizer o dito anal de missas pela referida esmola por ser muito diminuta»; pede que se considere a sentença da Relação de 1738, em que se determinou «que as missas se dissesse pela esmola taxada pelo testador».
F. 37-38 – Certidão da sentença do ouvidor da capitania do Funchal, datada de 1733(?)-02-24, extraída dos autos de conta da capela de Mecia Pestana, f. 34-35.
F. 39-49 – Certidão com o teor do acórdão da Relação, datado de 1738-11-04, onde se determina «por bem julgado pelo ouvidor geral da cidade do Funchal ».
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Nota ao elemento "Scope and content" - Este vínculo relaciona-se com outro com a referência VINC006079 (AML).
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.01.18; 2024.10.21
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)