Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1665-06-02 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-222-02
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Capela de Manuel de Florença e Abreu (viúvo de Maria de Florença), instituída em 1665-06-02 com os seguintes encargos perpétuos: à ermida de Nossa Senhora das Mercês um saco de trigo com obrigação de uma missa anual; deixou a quarta parte dos seus aposentos aos irmãos João de Florença e Pedro de Florença com encargo de seis missas anuais; a outra parte que deixou a Maria de Aguiar, filha de António de Florença e de Beatriz do Loreto também tem a mesma pensão; um pedaço de terra na “Chadinha”, que parte com o Padre Miguel Ferreira com a obrigação de uma missa anual; às filhas de António de Azevedo de Florença a quarta parte da terra que fora de Brás Fernandes com a pensão de uma missa em cada ano; a metade de uma fazenda que deixou às filhas de Rafael Esteves também com a obrigação de uma missa anual; um foro de uma galinha e mil reis anuais pagos pelos herdeiros de António Álvares com a obrigação de se fazer a festa de Santo Amaro na Senhora das Mercês; do foro pago pela mulher de Martim Vieira mil réis serão aplicados anualmente em missas; do foro de um cruzado pago pela mulher de Pedro Gonçalves Pescoço dois tostões serão para duas missas anuais; finalmente deixou ao sobrinho Francisco de Florença uma terra aos “Quinhões” com encargo de uma missa anual.
A pensão mais constante em todo o processo é de uma missa anual por alma de Manuel de Florença e João de Florença.
Último administrador: Joaquim António Ferreira da Silva.
Contém: dois traslados do testamento do instituidor; algumas quitações da capela de Maria de Florença, dadas por seu sobrinho Francisco Homem d’ El Rei. Supomos que o instituidor Manuel de Florença e Abreu seja casado com Maria de Florença, filho de Isabel de Florença e António Gomes Jardim, e neto de Manuel de Florença e Abreu e Isabel Pereira – Vd. “Genealogias”, vol. III, título de Florenças.
Maria de Florença, mulher de Manuel de Florença e Abreu, faleceu a 19 de julho de 1664 e o instituidor a 23 de outubro de 1665 conforme os respetivos registos extraídos do Livro I de Óbitos do Arco da Calheta, inscritos nas folhas 88vº e 97.
O processo encontra-se em péssimo estado de conservação, sendo difícil apurar o nº de fólios.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.04.10; 2024.10.29
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)