Item 001a - Will

Identity area

Reference code

VINC006949 JFMT EA/001a

Title

Will

Date(s)

  • 1600-08-11 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-241-01

Context area

Creator/ accumulator

(d.1601)

Biographical history

See related AD

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-6 v.º) aprovado em 1600-08-11 pelo notário Pêro Nogueira; cf. o seu registo de óbito, datado de 1601-01-02 (PRQ, Sé, Lv.º 72, f. 44 v.º).
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas, uma em dia de Páscoa, outra no dia de Nossa senhora da Natividade. Em 1797 e em 1802, o administrador Agostinho José de Ornelas Esmeraldo de Vasconcelos obtém componendas de missas atrasadas das capelas que administra.
BENS DO VÍNCULO: terça dos bens imposta numa loja sita na rua de Santa Maria; caso coubessem mais bens à terça, determina que se despenderia por sua alma. Em 1817 (f. 47 v.º e seg.) D. Maria de Ornelas, viúva de Agostinho José de Ornelas e tutora do filho Aires de Ornelas de Vasconcelos, interpõe embargos à sentença proferida a f. 45. e alega que, vistos os autos, o administrador António Pais da Costa não pertencia à família do embargante, nem tão pouco os embargantes possuíam a casa e loja desta capela.
SUCESSÃO: nomeia a sobrinha Maria, filha de Pedro de Teives, e por sua morte ficaria à filha primogénita, não tendo ao filho; na falta de herdeiros, sucederia um filho solteiro de Baltazar Simões e de Beatriz Barreto, irmã do testador.
OUTROS VÍNCULOS: capela instituída por sua tia Maria Fernandes, imposta nuns altos de umas casas na rua de Santa Maria, que lhe deixara com encargo de uma missa cantada e ofertada com pão e vinho ou trinta réis, sucedendo-lhe Catarina, filha de Pedro de Teives; o instituidor ordena que, caso Catarina herdasse as casas, seu pai Pedro de Teives mandaria dizer vinte missas por sua alma e dez pela de seu pai e irmão.
ADMINISTRADOR EM 1628-03-[…], data da primeira conta (f. 1): Maria de Teives, filha de Pedro de Teives, moradora no Cabo do Calhau.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR:
Outras informações do testamento (f. 2-6 v.º):
TESTAMENTEIROS: a mãe; o irmão Tomé Fernandes, beneficiado de São Pedro, o cunhado Pedro de Teives.
ENTERRAMENTO: Sé do Funchal.
CONTAS: o testador tem em seu poder onze mil e tantos réis de Gaspar Lopes, homem preso pela Inquisição.
Outros documentos:
F. 23-27 – Tradução de um breve de composição de missas obtido por Agostinho José de Ornelas Esmeraldo de Vasconcelos em 1797.
F. 29 v.º - Sentença do juiz dos Resíduos, datada de 1800-03-22, em que se julga a conta tomada à revelia do administrador, sendo este condenado no saldo da mesma, sob pena de sequestro,
F. 36-40 – Tradução de um breve de composição de missas obtido por Agostinho José de Ornelas Esmeraldo de Vasconcelos em 1802.
F. 46 e seguintes – Embargos à sentença a f. 45, interpostos em 1817 por D. Maria de Ornelas, viúva de Agostinho José de Ornelas e tutora do filho Aires de Ornelas de Vasconcelos, onde alega que, vistos os autos, o administrador António Pais da Costa não pertencia à família do embargante, nem tão pouco os embargantes possuíam a casa e loja desta capela.
F. 51 – Despacho do procurador do Resíduo, de nov. 1818, entende que se o embargante não tem a casa e loja da rua de Santa Maria deve ser desonerado desta obrigação.
Embargos sem desenvolvimentos posteriores.
F. 52 – Tomada de conta da capela de Isabel de Barros a Agostinho de Ornelas de Vasconcelos em 1870-09-15.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0007/00011

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2023.05.08; 2024.10.30

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (AML); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places