Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1568-04-27 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-372-02
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1568-04-27, pelo notário João Gonçalves, desta cidade do Funchal e seu termo. Trasladado de um traslado feito em 1569-09-02.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a testadora encontrava-se doente há muitos dias; descarrego de sua consciência.
ENCARGOS PERPÉTUOS (ANUAIS): uma missa na Sé do Funchal, na capela onde estava enterrada, em dia de Nossa Senhora da Encarnação, por sua alma.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: em 1796-12-16 (f. 45-49) e em 1802-07-22 (f. 57-61) o administrador Agostinho de Ornelas e Vasconcelos obtém componendas de encargos pios em atraso. A sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 75-120), por D. frei Joaquim de Menezes Ataíde, vigário apostólico da diocese do Funchal, reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal.
SUCESSÃO: sem herdeiros forçosos. Nomeia a irmã Isabel de Góis de Vasconcelos, sucedendo-lhe a sobrinha Helena de Góis; por falecimento destas ficaria a outra das duas sobrinhas, filhas de Aires de Ornelas (será D. Maria de Teives Vasconcelos). Na falta de sucessão, passaria aos pobres do Hospital desta cidade.
BENS VINCULADOS: toda a sua fazenda de raiz, que consiste numa vinha que confrontava com seu irmão Aires de Ornelas e em «duas moradas e mea de casas» térreas no Cabo do Calhau.
ADMINISTRADOR EM 1598: a sobrinha D. Maria de Teives de Vasconcelos, pelo seu procurador e irmão Diogo de Ornelas de Ornelas, que a 24 de abril desse ano toma posse (f. 8-9), por falecimento da anterior herdeira Helena de Góis.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Aires de Ornelas e Vasconcelos.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 12 a 19):
ESCRAVOS (f. 14 v.º-15): deixa à irmã Isabel de Góis três mulatos, Maria, P[…] e Be[…], ficando forros após a sua morte; ao irmão Aires de Ornelas deixa dois escravos - Jerónimo e Pascoal - para fazer deles o que quisesse, e ainda o mulato Diogo, na condição deste ser liberto após o seu falecimento; forra ainda as escravas Ana e sua filha Luísa, a mãe pelo serviço prestado e a filha pelo amor que lhe tem.
GADO: tem um novilho, manda que se venda e a receita fique para as obras da igreja do Espírito Santo do Caniço.
VESTES: uma fraldilha de chamalote branco com uns de[…] de veludo preto, que manda dar para o frontal da capela de Santo António da Sé.
JOIAS: deixa às sobrinhas Constança de Mendonça, Helena de Góis e Maria de Teive uma cadeia e umas manilhas de ouro, um colar de ouro.
ENTERRAMENTO: capela de Santo António da Sé, na sepultura do avô Álvaro de Ornelas. Caso faleça no Caniço, sua freguesia, será sepultada na igreja do Espírito Santo, em sepultura dos pais.
LITERACIA: não sabe escrever, o testamento é redigido e assinado a seu rogo por António Marinho, tesoureiro da Sé, «por ser molher e não poder digo e não saber asynar» (f. 18).
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Nota ao elemento de informação "Digital identifier": não existe digital identifier na ficha de descrição arqbase (AML).
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.05.09
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML)