Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1592-07-30 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-372-05
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: escritura de doação e arrendamento a meias (f. 56-59 e 83-87) de dois serrados que a instituidora D. Guiomar Correia dá a seu criado Sebastião Mendes, marido de Maria de Lima, celebrada em 1592-07-30, Câmara de Lobos. Notário António Garcia, do lugar de Câmara de Lobos.
ENCARGOS (ANUAIS): mil réis à Confraria dos Fiéis de Deus de Câmara de Lobos e mil réis à mesma confraria dos mosteiro de São Bernardino destinados a cinco missas; quinhentos réis (deduzidos dos dois mil réis) à escrava Leonor, em sua vida. Por sentença de 1818-12-14 (f. 191 a 231) as capelas administradas pelo Visconde de Torre Bela são reduzidas à seguinte pensão: missa aos Domingos e dias santos (90 missas) celebrada por um capelão por 100.000 réis anuais; três missas de Natal por 2.400 réis; obras da capela do Carmo do Funchal conforme determinado pelo instituidor Manuel Martins Brandão; a capela de D. Isabel Bettencourt é reduzida a duas tochas para a Igreja de Câmara de Lobos e duas tochas para São Bernardino.
BENS VINCULADOS: pedaço de vinha e serrado do Covão; serrado de pão denominado “D. Joana”, que Sebastião Mendes toma posse em 1592-09-12.
ADMINISTRADORES: EM 1594 (f. 68), Ana de Chaves, que assina a primeira quitação de missas a pedido do pai Sebastião Mendes; em 1612, Marcos Ximenes, por si e por Maria de Lima.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Visconde de Torre Bela.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 51 a 54 – Embargos, datados de novembro de 1608, de António Correia Henriques contra o réu Gaspar Ferreira, que esteve durante 9 anos ao serviço de António de Andrade do Couto, antecessor do autor. O réu alega que recebeu somente quatro pipas de vinho. O autor contrapõe que, além das quatro pipas de vinho embarcadas num navio, no valor de cerca de 40.000 réis, lhe dera mais meio moio de biscoitos e “outros momos e cousas pera sua matolagem e vestido, isto por conta do legado; acrescenta que a mulher, depois que o réu regressou do Brasil, lhe dera mais três pipas de vinho em pagamento dos quatro anos do seu serviço.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.05.10; 2024.10.23
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)