Item 001 - Account of the administration

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Reference code

VINC006877 IA EA/001

Title

Account of the administration

Date(s)

  • 1609 - 1803 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-226-01

Context area

Creator/ accumulator

Entail/ Vínculo

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Autos de contas da capela de Isabel Álvares, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1609 e 1803.

Não é conhecido o documento de instituição.

Capela instituída por Isabel Álvares, viúva de Francisco Dias, com encargo de uma missa anual, imposto num pomar no Lombo das Florenças.
Administrador em 1709-03-12: António Rodrigues, que presta contas da capela de sua “bisogra”. Uma petição feita em Agosto de 1755 pelo Padre António Pereira Fernandes, ex-proprietário deste pomar, denuncia os atuais proprietários – Francisco dos Santos, Pedro de Sousa e Manuel Vieira da Silva – por não cumprirem há vários anos os encargos inerentes. Uma declaração do escrivão do Resíduo, datada de 9 de Novembro de 1790, refere que não se encontra o registo do testamento de Isabel Álvares, acrescentando que os primeiros oito livros do Tombo do Resíduo encontravam-se muito dilacerados e com falta de folhas.
Último administrador: Pedro de Sousa.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

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Existence and location of originals

Existence and location of copies

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Alternative identifier(s)

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Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0093/00027

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2023.04.12; 2024.10.29

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (AML); FB (AML)

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