Item 003 - Account of the administration

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Reference code

VINC000461 DFMMBC EA/003

Title

Account of the administration

Date(s)

  • 1672 - 1861 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-202-01

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Creator/ accumulator

(flor.1671-1672)

Biographical history

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

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Scope and content

Autos de contas da capela de Domingos Fernandes, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1672 e 1861.

Não é conhecido o documento de instituição.

Capela instituída por Domingos Fernandes, mercador de Guimarães, com encargo de dez missas anuais, imposto nas fazendas da Vera Cruz, das Voltas, da Achada, do Cardal e Rodes, sitas no Campanário, conforme consta dos autos de medição realizados em 1694-05-08.
O termo de juramento e declaração, pronunciado em 1784, refere que a fazenda obrigada a esta capela encontrava-se no sítio da Amoreira, no Campanário.
Os autos de medição e confrontações das fazendas do instituidor efetuados de 13 a 26 de março de 1672, administradas pelo herdeiro Manuel Martins Brandão descrevem a capela de Nossa Senhora do Carmo sita na Quinta Rodes, no Campanário, por ele fundada - "toda azulada", com porta de cantaria, possuía um retábulo com colunas douradas, um lampadário de prata de quatro colunas, um cálice e patena de prata e outras peças também em prata.
Primeiro e último administradores: Manuel Martins Brandão e António Soares.
Observações:
O livro I do Registo da Câmara Eclesiástica do Funchal contém um alvará passada em 1658-01-12 a Domingos Fernandes, mercador, para levantar altar e celebrar missa na sua Ermida de Nossa Senhora do Monte do Carmo. O processo está dividido em dois cadernos com os fólios numerados de 1-90 e 1-59.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

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Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

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Physical characteristics and technical requirements

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Existence and location of originals

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Note

Nota ao elemento de informação "Digital identifier": não existe digital identifier na ficha de descrição arqbase (AML).

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Digital identifier

PT/ABM/JRC

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Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2023.03.09; 2024.06.25

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (AML); MTO

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