Item 001 - Account of the administration

Identity area

Reference code

VINC006948 AFFG EA/001

Title

Account of the administration

Date(s)

  • 1637 - 1826 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-240-16

Context area

Creator/ accumulator

(flor.1637)

Biographical history

See related AD

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Autos de contas da capela de Antónia Fernandes, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1637 e 1826.

Não é conhecido o documento de instituição.

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: título de instituição não consta dos autos.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa rezada.
BENS DO VÍNCULO: casa na rua do Colégio junto de Brás Fernandes de Aguiar, conforma nota inscrita na folha de rosto dos autos. Em conta tomada em 1751-09-22 (f. 21 v.º-22) ao padre António Francisco de Sousa, como possuidor das casas acima do Colégio, este alega que comprara as casas livres, sem pensão alguma, porém, como constava da escritura que os vendedores eram os herdeiros de Francisco Rodrigues Duarte - que fora o último administrador a prestar contas até 1723 -, logo o padre se comprometeu a dizer as vinte e sete missas atrasadas. Em 1785-11-21 (f. 26-26 v.º), em conta tomada à revelia do administrador, ordena-se o sequestro dos bens desta capela.
SUCESSÃO: forma de sucessão não consta dos autos.
ADMINISTRADOR EM 1637-09-30, data da primeira carta de quitação (f. 5): o filho Francisco Gonçalves.
ADMINISTRADOR EM 1643-05-22, data de abertura dos autos: Francisco Rodrigues Duarte, casado com Inês Martins, em nome do sogro Francisco Gonçalves Homem, por este estar doente e entravado.
ÚLTIMOS ADMINISTRADORES: em 1793, José Pestana Teixeira, chantre da Sé (f. 28); em 1817, Diogo Luís Pestana, como inventariante do casal de seus pais (f. 32); a última conta em 1826 é tomada à revelia do administrador.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0135/00047

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2023.05.08; 2024.10.30

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (AML); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places