Showing 2 results

Archival description
Afonso Eanes, Manuel Afonso entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-8 v.º) aprovado em 1577-05-07, nas casas de morada do instituidor, à Ribeira dos Socorridos. Tabelião: António Garcia, tabelião de notas e judicial d'elrei em Câmara de Lobos e sua comarca. Traslado de 1796.
MOTIVAÇÕES DA FUNDAÇÃO: descarregar a sua consciência e obrigações da sua alma (f. 2 v.º); encontrava-se doente, deitado numa cama.
ENCARGOS PERPÉTUOS: uma missa semanal às sextas, no mosteiro de São Bernardino, por alma do instituidor, com um responso sob a sua sepultura.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: o traslado do requerimento do síndico dos religiosos do convento de São Francisco, rematado com sentença do juiz dos Resíduos de 1791-10-15 (f. 11-13 v.º), refere que este instituidor havia taxado as missas desta capela por 6500 réis de esmola e por esse valor se diziam as missas com prejuízo da comunidade religiosa, porém tal taxa não consta do testamento. A referida sentença reduz a obrigação destas capelas a 31 missas por 6.250 réis (trinta missas por 200 réis e uma missa por 250 réis). A informação do procurador do Resíduo (f. 27), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou anexa à capelania da Lombada e limitada ao encargo de cinco missas anuais. Uma informação inscrita na f. 28-28 v.º, datada de 1819-08-11, informa que os autos de redução se encontram junto aos autos da capela de D. Guiomar de Couto, encontrando-se na f. 41 a confirmação definitiva dessa redução. Em Janeiro de 1819, o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas de todas as suas capelas (f. 29-36 - requerimento e tradução).
SUCESSÃO: não tem herdeiros forçosos, deserda todos os seus parentes «somente faso minha alma herdeira de todos os meus bens» (f.7-7 v.º) e nomeia Manuel Afonso, sucedendo-lhe um dos seus filhos “que elle bem pareser e asim ficara em sua gerasam para sempre" (f. 7).
BENS VINCULADOS: vincula toda a sua fazenda de raiz com a condição do referido encargo perpétuo (f. 6 v.º).
PRIMEIRO E ÚLTIMO ADMINISTRADORES: Manuel Afonso; Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 8 v.º):
ENTERRAMENTO: Mosteiro de São Bernardino, em sepultura nova, da banda do altar de Nossa Senhora.
TESTAMENTEIROS: Manuel Afonso.
ESCRAVOS: liberta a escrava Beatriz e a menina “sua filha de mama”, deixando-lhe ainda um colchão, um cobertor branco, um lençol mais grosso e toda a louça de cozinha; doa a escrava Catarina a Oriana Lopes, recomendando-lhe bom trato e agasalho; deixa o mulato Francisco ao serviço do mosteiro de São Bernardino; deixa a mulatinha Maria a Diogo Lopes, descontando-se 6.000 réis da sua dívida.
DÍVIDAS: a Cristóvão Pires, mercador; à mulher de Afonso Enes, ferreiro, morta pelos franceses; a Gonçalo Rodrigues, saboeiro; a Gaspar Fernandes, dizimeiro; a Francisco Alves “o boi vermelho”; a Francisco Rebelo; a Diogo Lopes do engenho.
LEGADOS: 1000 réis a Filipa Pinheiro e Bertoleza Pinheiro, filhas de Pedro Pinheiro.; 6000 réis ao mosteiro de São Bernardino para ajuda de uma cruz de prata.
REGIME DE EXPLORAÇÃO DA TERRA: deu a Francisco Martins uma terra de meias para plantação de canas, manda que se cumpram as meias (f. 5 v.º).
LITERACIA: assinou o testamento.
TESTEMUNHAS: Francisco Martins de Canha; Custódio Gonçalves, meirinho da serra; João das Arcas; Cristóvão Pires, mercador; Manuel Rodrigues; Afonso Anes de Baixo; Pedro Anes Guimarães.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 11-13 v.º – Traslado do requerimento do síndico do convento de São Bernardino, seguido do parecer do administrador e sentença do juiz dos Resíduos de 1791-10-15: considerando o alegado de que o custo atual de cada missa (no valor de 200 réis) excede a esmola de 6500 réis taxada pelos instituidores das capelas de Afonso Enes e Isabel Correia (com pensões de missa semanal), o juiz dos Resíduos reduz a obrigação destas capelas a 31 missas por 6.250 réis (trinta missas por 200 réis e uma missa por 250 réis).

Eanes, Afonso (flor.1577)