Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1577-05-07 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-105-02
Context area
Creator/ accumulator
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-8 v.º) aprovado em 1577-05-07, nas casas de morada do instituidor, à Ribeira dos Socorridos. Tabelião: António Garcia, tabelião de notas e judicial d'elrei em Câmara de Lobos e sua comarca. Traslado de 1796.
MOTIVAÇÕES DA FUNDAÇÃO: descarregar a sua consciência e obrigações da sua alma (f. 2 v.º); encontrava-se doente, deitado numa cama.
ENCARGOS PERPÉTUOS: uma missa semanal às sextas, no mosteiro de São Bernardino, por alma do instituidor, com um responso sob a sua sepultura.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: o traslado do requerimento do síndico dos religiosos do convento de São Francisco, rematado com sentença do juiz dos Resíduos de 1791-10-15 (f. 11-13 v.º), refere que este instituidor havia taxado as missas desta capela por 6500 réis de esmola e por esse valor se diziam as missas com prejuízo da comunidade religiosa, porém tal taxa não consta do testamento. A referida sentença reduz a obrigação destas capelas a 31 missas por 6.250 réis (trinta missas por 200 réis e uma missa por 250 réis). A informação do procurador do Resíduo (f. 27), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou anexa à capelania da Lombada e limitada ao encargo de cinco missas anuais. Uma informação inscrita na f. 28-28 v.º, datada de 1819-08-11, informa que os autos de redução se encontram junto aos autos da capela de D. Guiomar de Couto, encontrando-se na f. 41 a confirmação definitiva dessa redução. Em Janeiro de 1819, o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas de todas as suas capelas (f. 29-36 - requerimento e tradução).
SUCESSÃO: não tem herdeiros forçosos, deserda todos os seus parentes «somente faso minha alma herdeira de todos os meus bens» (f.7-7 v.º) e nomeia Manuel Afonso, sucedendo-lhe um dos seus filhos “que elle bem pareser e asim ficara em sua gerasam para sempre" (f. 7).
BENS VINCULADOS: vincula toda a sua fazenda de raiz com a condição do referido encargo perpétuo (f. 6 v.º).
PRIMEIRO E ÚLTIMO ADMINISTRADORES: Manuel Afonso; Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 8 v.º):
ENTERRAMENTO: Mosteiro de São Bernardino, em sepultura nova, da banda do altar de Nossa Senhora.
TESTAMENTEIROS: Manuel Afonso.
ESCRAVOS: liberta a escrava Beatriz e a menina “sua filha de mama”, deixando-lhe ainda um colchão, um cobertor branco, um lençol mais grosso e toda a louça de cozinha; doa a escrava Catarina a Oriana Lopes, recomendando-lhe bom trato e agasalho; deixa o mulato Francisco ao serviço do mosteiro de São Bernardino; deixa a mulatinha Maria a Diogo Lopes, descontando-se 6.000 réis da sua dívida.
DÍVIDAS: a Cristóvão Pires, mercador; à mulher de Afonso Enes, ferreiro, morta pelos franceses; a Gonçalo Rodrigues, saboeiro; a Gaspar Fernandes, dizimeiro; a Francisco Alves “o boi vermelho”; a Francisco Rebelo; a Diogo Lopes do engenho.
LEGADOS: 1000 réis a Filipa Pinheiro e Bertoleza Pinheiro, filhas de Pedro Pinheiro.; 6000 réis ao mosteiro de São Bernardino para ajuda de uma cruz de prata.
REGIME DE EXPLORAÇÃO DA TERRA: deu a Francisco Martins uma terra de meias para plantação de canas, manda que se cumpram as meias (f. 5 v.º).
LITERACIA: assinou o testamento.
TESTEMUNHAS: Francisco Martins de Canha; Custódio Gonçalves, meirinho da serra; João das Arcas; Cristóvão Pires, mercador; Manuel Rodrigues; Afonso Anes de Baixo; Pedro Anes Guimarães.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 11-13 v.º – Traslado do requerimento do síndico do convento de São Bernardino, seguido do parecer do administrador e sentença do juiz dos Resíduos de 1791-10-15: considerando o alegado de que o custo atual de cada missa (no valor de 200 réis) excede a esmola de 6500 réis taxada pelos instituidores das capelas de Afonso Enes e Isabel Correia (com pensões de missa semanal), o juiz dos Resíduos reduz a obrigação destas capelas a 31 missas por 6.250 réis (trinta missas por 200 réis e uma missa por 250 réis).
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Document inserted in an account of the administration, 1796-1869, in PT-ABM-JRC-105-02.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.04.03; 2023.04.20; 2024.10.15
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML); FB (AML)