Showing 2 results

Archival description
Maria de Vasconcelos entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-5 v.º) aprovado em 1650-01-03, nas casas de morada da instituidora na cidade do Funchal, pelo tabelião de notas por el-rei, António Luís Burio; aberto no mesmo dia, na presença do juiz de fora, doutor Santos de Sousa Galhardo.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a testadora encontrava-se doente; não sabia a hora em que o Senhor Deus seria servido de a chamar para Si; declaração de sua última vontade.
ENCARGOS PERPÉTUOS (anuais): três missas de Natal por sua alma, celebradas na capela de São João Batista do convento de São Francisco, pertencente ao seu marido. Caso a filha Lourença entrasse por freira no convento de Santa Clara, metade do rendimento da terça seria aplicado anualmente num hábito, e a pensão das missas só entraria em vigor depois do seu falecimento.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a informação do procurador do Resíduo (f. 19), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou anexa à capelania da Lombada, com obrigação de uma missa anual.
Em 1819-01-28 (f. 21-28) o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: designa o marido Francisco de Vasconcelos Bettencourt e, por sua morte, o filho ou filha que este quiser nomear.
BENS VINCULADOS: a terça dos seus bens (não especificados no testamento).
SUB-ROGAÇÃO DE BENS: a verba declaratória, datada de 1852-11-03 (f. 33/33 v.º), determina a subrogação da casa sobradada pertencente a esta capela - sita na rua dos Mercadores, com porta para o beco do Açúcar, Sé, e avaliada em 1.386.000 réis - por parte de um armazém no palácio da rua do Peru.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
Outras informações do testamento (f. 2 a 5 v.º):
ENTERRAMENTO: capela de São João Batista do convento de São Francisco.
TESTEMUNHAS: padre Álvaro Vaz da Corte, que redigiu o testamento e assinou a rogo da testadora; Jorge de Andrade Correia; Pedro de Oliveira; António de Braga; Domingos de Figueiredo; Pedro Fernandes, sapateiro; Pedro Rodrigues, guarda, todos moradores na cidade do Funchal.
LITERACIA: não assina o testamento por estar fraca.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 21 a 28 - Indulto apostólico de componenda de pensões caídas, datado de 1819-01-28, com beneplácito régio, obtido pelo administrador João de Carvalhal Esmeraldo.

Vasconcelos, Maria de (d.1650)