Showing 3 results

Archival description
Sebastião Pires de Oliveira, Maria Vaz da Silva entail archive
Print preview View:

Donation deed

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: escritura de doação, feita em 1642-09-04, de três mil réis de suas terças para sustento e reparação da sua ermida de Nossa Senhora do Livramento. Notário: Francisco Dias de Gouveia, notário do Caniço. Traslado de 1776.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: não mencionados na escritura, porém no alvará abaixo mencionado refere-se que por devoção edificaram a capela de Nossa Senhora do Livramento.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas em dia de Nossa Senhora do Faial e três mil réis para sustento e reparação da ermida que fizeram de Nossa Senhora do Livramento, sita no Arrudal, Caniço.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: Contém documentos respeitantes à redução da capela: fl. 20 a 23 - um breve de composição de missas obtido em 1797 por Agostinho de Ornelas de Vasconcelos; fl. 32 a 37 - Um breve de composição de missas obtido em 1802. A sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 52 a 99), reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal.
SUCESSÃO: o cônjuge sobrevivo, depois quem administrasse os bens da dita ermida, a quem haviam doado e trespassado os seus bens.
BENS VINCULADOS: terça dos seus bens imposta nas legítimas que herdaram de seus falecidos pais e sogros, António Álvares e Isabel Dias.
ADMINISTRADORES: em 1648, os próprios instituidores. A tomada de contas seguinte é de 1723 e presta contas o capitão Aires de Ornelas e Vasconcelos. Último administrador: Agostinho de Ornelas e Vasconcelos.
Outras informações da escritura de doação (f. 13 v.º-14 v.º)
TESTEMUNHAS da escritura: Manuel Fernandes, carpinteiro, Pedro Soares, Manuel Fernandes «Rixo», carpinteiro, moradores no Funchal, ora estantes em casa dos dotadores.
LITERACIA: ambos assinam, refere-se expressamente que a mulher assina porque sabe escrever.
Outros documentos:
Fl. 2 - Traslado do alvará de licença para celebrar missa na ermida de Nossa Senhora do Livramento, datado de 1642-09-06. Deste alvará consta «por sua devoção tinhão feito hua ermida de Nossa Senhora do Livramento no sitio do Arrudal termo da dita igreja e freguesia a coal estava perfeita e com seo retabolo da mesma Senhora de boa mão e pintura e decente pera nela se poder dizer miça». Mais se refere que os dotadores se comprometem a ornar a mesma ermida de frontal, vestimenta, cálice e tudo o necessário para o culto. Treslado de 1648.

Oliveira, Sebastião Pires de (flor.1642-1648)