Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1642-09-04 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-115-03
Context area
Creator/ accumulator
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: escritura de doação, feita em 1642-09-04, de três mil réis de suas terças para sustento e reparação da sua ermida de Nossa Senhora do Livramento. Notário: Francisco Dias de Gouveia, notário do Caniço. Traslado de 1776.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: não mencionados na escritura, porém no alvará abaixo mencionado refere-se que por devoção edificaram a capela de Nossa Senhora do Livramento.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas em dia de Nossa Senhora do Faial e três mil réis para sustento e reparação da ermida que fizeram de Nossa Senhora do Livramento, sita no Arrudal, Caniço.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: Contém documentos respeitantes à redução da capela: fl. 20 a 23 - um breve de composição de missas obtido em 1797 por Agostinho de Ornelas de Vasconcelos; fl. 32 a 37 - Um breve de composição de missas obtido em 1802. A sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 52 a 99), reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal.
SUCESSÃO: o cônjuge sobrevivo, depois quem administrasse os bens da dita ermida, a quem haviam doado e trespassado os seus bens.
BENS VINCULADOS: terça dos seus bens imposta nas legítimas que herdaram de seus falecidos pais e sogros, António Álvares e Isabel Dias.
ADMINISTRADORES: em 1648, os próprios instituidores. A tomada de contas seguinte é de 1723 e presta contas o capitão Aires de Ornelas e Vasconcelos. Último administrador: Agostinho de Ornelas e Vasconcelos.
Outras informações da escritura de doação (f. 13 v.º-14 v.º)
TESTEMUNHAS da escritura: Manuel Fernandes, carpinteiro, Pedro Soares, Manuel Fernandes «Rixo», carpinteiro, moradores no Funchal, ora estantes em casa dos dotadores.
LITERACIA: ambos assinam, refere-se expressamente que a mulher assina porque sabe escrever.
Outros documentos:
Fl. 2 - Traslado do alvará de licença para celebrar missa na ermida de Nossa Senhora do Livramento, datado de 1642-09-06. Deste alvará consta «por sua devoção tinhão feito hua ermida de Nossa Senhora do Livramento no sitio do Arrudal termo da dita igreja e freguesia a coal estava perfeita e com seo retabolo da mesma Senhora de boa mão e pintura e decente pera nela se poder dizer miça». Mais se refere que os dotadores se comprometem a ornar a mesma ermida de frontal, vestimenta, cálice e tudo o necessário para o culto. Treslado de 1648.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.06.22; 2024.10.16
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML)