Showing 3 results

Archival description
Maria Rodrigues Pimentel entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1541-03-11. Notário: João Gonçalves Escórcio. O primeiro treslado do testamento foi feito em 1542-11-14.
ENCARGOS (ANUAIS): quatro missas. Uma declaração de 1842-02-11 (fI. 123), refere que a pensão desta capela e das demais pertencentes ao comendador João José de Bettencourt e Freitas foram reduzidas a uma missa e um responso anual, conforme sentença de redução na fl. 76 dos autos de capela de Luis Bogalho e mulher.
SUCESSÃO: nomeia os dois filhos Francisco e Zenóbio Acciaioly, caso falecessem sem geração herdaria o familiar mais chegado de seu pai Pero Rodrigues. Enquanto os seus filhos não tivessem idade, o seu marido Simão Acciaioly usufruiria da terça.
BENS VINCULADOS: terça dos seus bens. Pertence a esta capela parte de um prédio na rua dos Ferreiros, no valor de três contos de réis, sub-rogado em 1836-08-29 (fl. 120), por igual valor no todo do prédio nobre n.° 5 da rua de João Tavira.
ADMINISTRADOR EM 1602: o marido, por seus filhos Francisco e Zenóbio Acciaioly.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João José de Bettencourt e Freitas.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (fl. 2 v.9-6 v.9):
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco do Funchal, no jazigo de seu pai.
IRMÃOS: Manuel Rodrigues, falecido; Catarina Ferreira; Baltazar Rodrigues Pimentel.
LEGADOS VESTES À IGREJA: uma fraldilha de cetim carmesim destinado a um frontal de Nossa Senhora da Conceição desta cidade; um "monguice" (?) de veludo a São Francisco; uma saia a São Brás e uma cota de chamalote carmesim de dois debruns para uma vestimenta, mais uma mantilha de veludo preto; uma cota de chamalote carmesim a Nossa Senhora das Neves para uma vestimenta - a todas estas peças de igreja pede que ponham o seu nome - Maria Pimentel - ou as armas de Simão Acciaioly.
OUTROS LEGADOS VESTES: à irmà Catarina um hábito de damasco preto, um manto de "solia"(?) e todas as suas camisas ricas.; a Isabel Caldeira, filha de Fernão Caldeira, deixa uma cota de chamalote resmoninhado e um saio alto de "manguas de rei" (?); à prima Branca de Vares deixa uma cota branca e um sainho branco; a Beatriz Gonçalves, sua irmã, outra cota branca; às filhas de Isabel de Barros - Helena Gonçalves, Maria Gonçalves e Beatriz Ribeira - deixa, respetivamente, um hábito frisado, um monguice(?) frisado e uma cota "laranjada" e um manto cardado que foi frisado; a Inês Fernandes, sua ama "a preta", deixa uma fraldilha azul escura, uma cota amarela, outra fraldilha cor de canela que traz de cote, um manto frisado, um sainho frisado e uma mantilha de grã; a Maria Alvares, mulher encarregada de São Sebastião, deixa uma cota branca e três vasquinhas usadas aos pobres; aos filhos deixa todos os seus outros vestidos, a saber: uma saia "verdegai", uma escarlate vermelho, um munguice(?) de tafetá e outro de chamalote e dois "cozes" (?) de veludo preto e carmesim, um sainho de veludo preto e outro de damasco branco, outro de cetim de "frol de lirio".
OUTROS LEGADOS: a Joana, filha de seu amo Álvaro Enes, 10.000 réis quando casasse; a Filipa, filha de sua ama Inês Fernandes, deixa 4.000 réis quando casasse.
OUTROS LEGADOS (JÓIAS): às sobrinhas, filhas de Baltazar Rodrigues, deixa um rocal de aljofar com uns extremos de ouro no valor de 6.000 réis, dois pendentes e uma rosa de ouro; outras peças de ouro: uma meada de ouro com peso de 50 cruzados de ouro; uma cadeia de ouro com peso de 20 cruzados de ouro, um colar de ouro e outra cadeira com peso de 30 cruzados, outro colarete de ouro, cinco anéis de ouro, quatro manilhas de ouro.
ESCRAVOS: liberta a escrava mulata Helena e a mourisca Maria Acciaioly, na condição de servirem o marido em sua vida, caso este se casasse dar-lhes-ia carta de alforria.
TESTEMUNHAS DO TESTAMENTO: João Dias, mercador; Rodrigo Gonçalves, mestre de ensinar moços a ler; Gonçalo Anes, carpinteiro; Luís Gonçalves, ferreiro; João Rodrigues, mercador, morador em Braga; Gonçalo Anes, purgador de Simão Acciaioly; Martim Anes, ferreiro.

Pimentel, Maria Rodrigues (flor.1541)